Santa Cruz perde 4 mandos de campo por briga entre TO's
Punição será cumprida na próxima Copa do Nordeste
Por causa da briga causada pelas torcidas organizadas do CRB e do Santa Cruz, no jogo pela Copa do Nordeste deste ano, os clubes foram punidos, nesta sexta-feira, pela STJD. Em decisão por maioria de votos, o Galo da Pajuçara e o Tricolor pernambucano perderam quatro mandos de campo, que serão cumpridos na próxima Copa do Nordeste, e foram multados em R$20 mil. Além de outra multa de R$5,5 mil por atraso.
O procurador Rafael Vanzin, explicou os motivos que levaram a punição dos clubes. “Estamos diante de cenas lamentáveis, novamente. Selvageria praticada por marginais. No artigo 203, a denúncia e as imagens demonstram efetivamente que o aspecto preventivo e repressivo não foi atendido pela equipe mandante. Nas imagens identificamos do lado direito a torcida do CRB e do lado direito do Santa Cruz. As imagens produzidas trazem muito mais torcedores do que está no Boletim de Ocorrência, o que afasta a documentação de identificação de sete pessoas. Não houve também a prevenção quando se permite que torcedores pulem de um lado para o outro do estádio”, disse.
A defesa do CRB e do Santa Cruz foi feita por Osvaldo Sestário. O advogado argumentou que este é um problema social e que o clube mandante tomou todas as atitudes necessárias. Ainda de acordo com Sestário, o CRB não pode interferir no plano de ação da polícia.
“Não existe arremesso, fogos de artifício, nada de anormal. Na partida foram presos 23 torcedores (16 do CRB e 7 do Santa Cruz) devidamente identificados na desordem. A identificação exime a entidade da responsabilidade, como diz na lei. O CRB estava fiscalizando e foram feitas as prisões. Por estas razões, entendo que não temos como punir o CRB pela falta de prevenção e repressão. Foi uma briga de mãos pelos torcedores, sem artefatos ou algo mais sério e não temos como punir o CRB com perda de mando", acrescentou.
O advogado ainda pediu a absolvição do CRB e destacou que o Santa Cruz fez um trabalho junto aos torcedores. Por isso, todos estes fatores deveriam ser levados em consideração. Mesmo assim, os clubes foram punidos.