Sport vence, está na final e entra para história da LBF

Resultado contra o São José torna a equipe a primeira do Nordeste a conquistar vaga na final da LBF

por Victor Bastos sab, 23/03/2013 - 12:23

O lotado ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro, foi o palco de um dia marcante para o basquete nordestino. Neste sábado (23), o Sport venceu a oitava partida consecutiva na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2013 – a segunda na semifinal melhor de três – e garantiu vaga na final como a primeira equipe da região na história da competição. Vitória contra o São José-SP por 73 a 63 (34 a 33 no primeiro tempo).

A decisão da LBF será contra Americana ou Maranhão, que duelam neste domingo (24), às 10h, no ginásio Milton Azenha, em Americana. Na primeira partida, a equipe paulista venceu por 65x55, fora de casa. As finais da competição estão marcadas, também em melhor de três partidas, para os dias 30 de março, 6 e 8 de abril. Por ter feito a melhor campanha na fase inicial, o Sport decide diante da torcida rubro-negra, no Recife.

Equilíbrio no primeiro tempo, vantagem da experiência no segundo

Os dois quartos iniciais foram, como esperado, disputados ponto a ponto. Forte no garrafão, principalmente pela excelente atuação da pivô Erika, o Sport sempre esteve dominando o placar. Entretanto, as bolas de três de Patty e Izabela aproximavam quase sempre a equipe paulista no marcador.

O cansaço nos 20 minutos finais era evidente nas duas equipes. Prevaleceu o elenco mais forte do treinador Roberto Dornelas. Contando também com uma boa atuação da armadora Adrianinha e da ala Palmira, Erika voltou a dominar o garrafão – tanto ofensivo quanto defensivo, com 22 pontos e 14 rebotes (double-double).

“Quero parabenizar a minha equipe, comissão técnica e torcedores, já que tínhamos o objetivo de chegar a grande final e conseguimos. O São José valorizou bastante a nossa classificação, já que fez dois grandes jogos, em especial neste segundo”, afirmou Adrianinha, que preferiu não dar palpite sobre a outra semifinal. Mais descontraída, Erika revelou o adversário favorito. “Americana tem vantagem, mas gostaria de uma final contra Maranhão. Seria legal o título ficar aqui no Nordeste”, disse a carioca.

Do outro lado, o técnico Carlos Lima, o Carlinhos, destacou o desempenho da equipe na competição. “Fizemos dois jogos muito bons contra o Sport e chegamos ao nosso objetivo, que era chegar à semifinal. Além disso, revelamos algumas jogadoras jovens, que serão importantes para o futuro do basquete feminino brasileiro”, contou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores