Nikita sobre retorno de Joanna. "Psicológico é a questão"

Nikita acredita que a nadadora pernambucana pode chegar forte na Olimpíada de 2016

por Clauber Santana qui, 12/09/2013 - 15:33
Divulgação/CBDA Joanna Maranhão sofreu uma crise de pânico no Mundial de Esportes Aquáticos Divulgação/CBDA

Nenhum treinador conhece tão bem Joanna Maranhão quanto Nikita. Foi com ele que a nadadora iniciou a carreira aos 13 anos. Depois de um hiato na relação entre os dois – não por briga, mas por influência do próprio treinador para que ela evoluísse como atleta em outro estado-, eles estão novamente trabalhando juntos e mirando a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

No entanto, Nikita terá de ter uma atenção ainda mais especial com a medalhista pan-americana. “Na parte técnica e física ela está no melhor momento da carreira. Mas, ela fica nervosa antes das provas e acaba não traduzindo em bons resultados nas competições”, explicou.

A pernambucana sofreu uma crise de pânico durante o Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, em julho deste ano. Por isso, a preocupação do técnico com o psicológico de Joanna Maranhão. “Ela não conseguiu nadar lá. Pensou em patrocínio, clube e acabou perdendo o foco. Aqui ela vai pensar exclusivamente em natação”, afirmou Nikita.

Com o objetivo traçado, o treinador e a nadadora planejaram os próximos meses. “Ela voltou esse ano e vai ficar um período fora das competições internacionais. Vai se dedicar e terminar a faculdade. Neste período, vai disputar campeonatos regionais e nacionais”, contou.

A intenção deste plano é dar mais confiança à Joanna Maranhão e fortalecer seu lado psicológico. “Vamos manter esse ritmo dela para ganhar segurança e chegar forte em 2016”, disse. “Ela continua sendo uma das melhores nadadoras do país e será uma grande vitória chegar à quarta olimpíada. Poucos atletas conseguem esse feito”, completou Nikita.

COMENTÁRIOS dos leitores