Sport perde de 4x1 para o Ceará
Ricardinho, Lulinha, Mota e Léo Gamalho marcaram para o Vovô. O artilheiro Marcos Aurélio descontou para o rubro-negro pernambucano
O Ceará quebrou, neste sábado (9), o tabu de 11 anos sem vencer o Sport em Fortaleza. Com gols de Ricardinho, Lulinha, Mota e Léo Gamalho, o Vovô conseguiu bater o time pernambucano por 4x1, na Arena Castelão. O único gol do Leão foi marcado por Marcos Aurélio de fora da área. O resultado deixou o mandante ainda mais próximo do G-4, com 53 pontos.
Sem correr riscos de perder a posição, o Sport permaneceu na 3ª colocação com 56 pontos. Na próxima terça-feira (12), o Rubro-negro voltará a jogar fora de casa. Desta vez em Goiás, contra o Atlético-GO. No mesmo dia e horário, às 21h50, o Ceará encara o Avaí, novamente na Arena Castelão.
Dois gols de fora da área, um para cada lado - Quando a partida é um confronto direto pelo G-4, o que se espera é pressão os 90 minutos. Na Arena Castelão, a narrativa não foi diferente. Precisando de um resultado positivo, Ceará e Sport travaram um duelo de gigantes desde o primeiro minuto de jogo.
E logo nesses primeiros momentos da primeira etapa, antes mesmo de o rubro-negro chegar pela primeira vez ao ataque, que o Vovô abriu o placar no clássico nordestino. O meio-campo Ricardinho, de muito longe, chutou a bola que quicou no gramado e enganou o goleiro Magrão – lance defensável, diga-se de passagem.
Após o gol sofrido, os comandados de Geninho seguiram sofrendo pressão do alvinegro. Ricardinho, de falta, tentou ampliar na Arena. Minutos depois, Mota encontrou Lulinha em posição legal, o baixinho encheu o pé a bola estufou a rede pelo lado de fora. Se por um lado o baixinho do Ceará desperdiçou uma oportunidade, o do Leão foi afiado.
Marcos Aurélio, aos 32 minutos, aproveitou o espaço do setor defensivo do Ceará e do meio da rua acertou um chute no ângulo direito de Fernando Henrique. Foi o centésimo gol da Arena Castelão. Para o baixinho, o 30º nesta temporada e o 20º na Série B.
A igualdade no placar equilibrou também o panorama na partida. O time pernambucano entrou no jogo. Pressionou. Tentou o desempate, com Neto Baiano, mas o centroavante desperdiçou. Os poucos minutos de acréscimos dado pelo árbitro, Marcelo de Lima, em nada modificou. A primeira etapa terminou 1x1
O Vozão fez mais três e garantiu vitória cearense - A etapa complementar começou com as duas equipes buscando o campo ofensivo. O jogo ficou mais nervoso. No segundo minuto de jogo Rogerinho arriscou de fora da área, mas Magrão evitou o pior. No lance seguinte, o zagueiro Oswaldo – de forma questionável - recebeu o segundo cartão amarelo do jogo e deixou o Sport com um homem a menos.
A expulsão chamou o Alvinegro de Porangabussu para cima do Leão. O técnico Sergio Soares tirou o meio-campista Rogerinho e acionou o atacante Léo Gamalho. A alteração surtiu efeito, aos 15 minutos do segundo tempo, novamente de fora da área o Ceará conseguiu um chute, Magrão defendeu e no rebote Lulinha emendou de voleio, deixando o Vozão à frente do marcador, 2x1.
Com um a menos dentro de campo, o time de Geninho não conseguiu criar oportunidades. O comandante tentou mudar. Rafael Pereira e Neto Baiano deram lugar para Patrik Silva e Felipe Azevedo, respectivamente. Não adiantou. Os comandados de Sergio Soares não tiraram o pé do acelerador e ampliaram o placar.
Mota aproveitou novamente o buraco do setor defensivo do Sport e do meio da rua soltou o pé. Sem chances para Magrão. O quarto gol da partida oriundo de chutes de longa distância. 3x1 para o alvinegro cearense. Mesmo com o resultado nas mãos, o mandante não colocou o pé no freio. Tentou o quarto gol e conseguiu. Léo Gamalho, aos 45 minutos, aproveitou bola na grande área e empurrou para cravar a vitória cearense.
Ficha do jogo:
Ceará 4
Fernando Henrique; Marcos, Gustavo Silva, Potiguar e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Lulinha (Thiago Humberto) e Rogerinho (Léo Gamalho); Mota (Diogo Orlando) e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.
Sport 1
Magrão; Oswaldo, Pereira e Aílson; Patric, Rithely, Rafael Pereira (Patrik Silva), Lucas Lima (Nunes) e Marcelo Cordeiro; Marcos Aurélio e Neto Baiano (Felipe Azevedo). Técnico: Geninho
Cartões amarelos: Fernando Henrique e Mota (Ceará); Neto Baiano, Oswaldo , Aílson (Sport).
Cartão vermelho: Oswaldo (Sport)
Local: Estádio Castelão (CE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique – RJ
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Jackson Massarra dos Santos, ambos do RJ
Gols: Ricardinho aos 3min do 1º tempo, Lulinha aos 15 minutos do 2º tempo, Mota aos 32 minutos do 2º tempo e Léo Gamalho aos 45 minutos do 2º tempo (Ceará); Marcos Aurélio aos 32 minutos do 1° tempo
Público e renda: Não divulgados