Etiene Medeiros é ouro em Mundial e faz história no Catar
Pernambucana traz primeira medalha de ouro feminina do Brasil em mundiais
Domingo (7) histórico para a natação brasileira e pernambucana. A recifense Etiene Medeiros, 23 anos, se tornou a primeira atleta feminina brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Natação em piscina curta. No torneio realizado em Doha, no Catar, a nadadora ainda quebrou o recorde mundial nos 50 metros costas, fazendo o tempo de 25s67 e ultrapassando a marca que era da croata Sanja Jovanovic (25s70) desde 2009.
Este foi o quinto ouro do Brasil no Mundial, além de duas medalhas de prata e três bronzes. A façanha da pernambucana é ainda maior por ter deixado para trás a 'Dama de Ferro' húngara, Katinka Hosszu, dona de três ouros na competição. Desta vez, teve que se contentar com o bronze. Em segundo lugar ficou a australiana Emily Seebohm.
Em entrevista cedida ao SporTV, após a prova, Etiene Medeiros parecia não acreditar no feito. “Não sei nem o que falar, é muito esforço para estar aqui. Eu estava muito nervosa, as pessoas criam expectativa e você tem que aprender a lidar com a pressão. Acho que tenho muito a agradecer a todo mundo”, comemorou a pernambucana.