Atacante do Gabão tem estatísticas dos melhores do mundo

O gabonês Pierre Aubameyang, do Borussia Dortmund, da Alemanha, tem média de um gol por jogo nesta temporada. Inicialmente, o centroavante jogou na ponta direita.

qui, 07/01/2016 - 19:17
Divulgação Aubameyang, o atacante do Gabão que brilha na Alemanha Divulgação

Pierre-Emerick Aubameyang vive uma temporada especial. O atacante nascido no Gabão é o artilheiro isolado do campeonato alemão. São 18 gols em 17 partidas da Bundesliga, além de quatro assistências. Nesta temporada, ele estabeleceu um novo recorde na história da competição, sendo o primeiro jogador a marcar nas oito primeiras rodadas do campeonato. Foram 10 gols, nesse período. A influência do gabonês nos gols do Borussia Dortmund é de 47%.

Esta é a terceira temporada do atacante africano com a camisa do Borussia. Foi contratado ao Saint-Éttiene, da França, por 13 milhões de euros. O atual camisa 17 se destacou pelos gols que fez no Campeonato Francês (foram 19 em 2012/2013), mas sobretudo por outra característica: a velocidade. Aubameyang é tão veloz a ponto de ser mais rápido que Usain Bolt, campeão olímpico dos 100 e 200 metros rasos do atletismo.

O que permite o atual artilheiro da Bundesliga vivenciar esse momento é o posicionamento na formação do time: joga como centroavante e, portanto, mais próximo do gol adversário. No entanto, nem sempre foi assim. Quando Aubameyang embarcou em Dortmund, havia outro jogador responsável por fazer os gols do time aurinegro: Robert Lewandowski. O polonês era a principal referência de ataque.

O bom controle de bola, a habilidade para protegê-la e conduzi-la rumo ao gol adversário, além da qualidade nos passes tornaram o polaco inquestionável no time. Na temporada 2012/2013, Lewandowski marcou 24 gols na Bundesliga, sendo o vice-artilheiro da competição. Em suma: Aubameyang teria que se adaptar em uma nova posição se quisesse uma vaga no time titular.

Inicialmente, sob o comando de Jürgen Klopp, o gabonês jogava na ponta direita. Foi a maneira que o treinador encontrou de aproveitar a velocidade da contratação da época. A dobradinha com “Lewa” deu certo. O time que sofreu foi o Nápoli, na derrota por 3 a 1, no dia 26 de novembro de 2013. Aubameyang marcou o terceiro gol após passe do polonês. 

Lewandowski saiu ao término do contrato e foi jogar no rival Bayern de Munique. Isso forçou o Borussia a ir às compras. Contratou dois atacantes de área para substituí-lo: Ciro Immobile e Ádrian Ramos. Immobile foi o artilheiro do Campeonato Italiano 2013/2014 com 22 gols; Ramos fez 16 no Campeonato Alemão, em 32 jogos da mesma temporada. Mas nenhum deles convenceu.

Isso forçou Klopp a apostar em Aubameyang como centroavante. A alteração deu resultado. Em 46 jogos da última temporada, o gabonês marcou 25 vezes sendo crucial para a recuperação do time na temporada.

O Borussia Dortmund fechou o primeiro turno na vice-lanterna do campeonato nacional. No final, o time ficou em 7° lugar, além de se tornar vice-campeão da Copa da Alemanha. A derrota foi para o Wolfsburg, por 3 a 1. E o gol solitário marcado pelo Dortmund? Só podia ser do gabonês (todos os gols estão nesse link).

Nessa temporada, Aubameyang disputou 27 jogos e marcou 27 vezes. Média de 1 gol por partida. Estatística respeitável. Em comparação com os finalistas da Bola de Ouro da FIFA deste ano - Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar –, o gabonês tem média melhor que dois deles. 

O próximo compromisso oficial do time aurinegro é pela Bundesliga, no dia 23. Será a partida contra o rival Borussia Monchenglad’bach, pela 18° rodada.

Confira a seguir a próxima rodada completa do campeonato alemão:

22/01: Hamburgo x Bayern de Munique

23/01: Borussia Monchenglad’bach x Borussia Dortmund

23/01: Ingolstadt x Mainz 05

23/01: Hannover x Darmstadt

23/01: Herta Berlim x Augusburg

23/01: Colônia x Stuttgart

23/01: Hoffenheim x Bayer Leverkusen

24/01: Eintracht Frankfurt x Wolfsburg

24/01: Schalke 04 x Werder Bremen

Por Octavio Almeida.

COMENTÁRIOS dos leitores