Clássico das Multidões: 100 anos de rivalidade em jogo
No duelo centenário, Sport e Santa Cruz se enfrentam às 17h deste domingo (21), na Ilha do Retiro
Chegou o momento do Clássico das Multidões. O primeiro deste ano, em que o embate completa seu centenário. E, por ser tão simbólico, homenageará um personagem marcante nos dois clubes: Givanildo Oliveira, ex-jogador e treinador das duas equipes, com 14 títulos do Campeonato Pernambucanos conquistados (6 pelo Sport e 8 pelo Santa Cruz). Honrarias à parte, neste domingo (21), a partir das 17h, a Ilha do Retiro deverá se tornar a linha tênua entre a paz e a pressão, a desconfiança e tranquilidade para os trabalhos de outros dois treinadores: o rubro-negro Paulo Roberto Falcão e o tricolor Marcelo Martelotte.
O início de Campeonato Pernambucano não foi bom para Santa Cruz e Sport. O Tricolor iniciou o torneio com derrota por 2 a 0 no clássico contra o Náutico, em seguida, empatou com o Salgueiro e venceu o América. Já o Leão começou com duas derrotas por 1 a 0 para o Carcará (fora) e o Mequinha (casa), até conquistar a vitória na última rodada, diante do Central. A expectativa ainda ganha proporção porque os times duelarão a Série A e todos querem saber qual equipe sai na frente neste início de temporada.
Falcão terá pela frente o primeiro clássico no comando do Sport e fez questão de ressaltar as qualidades do time comandado por Marcelo Martelotte. O treinador citou jogadores de qualidade e disse conhecer bem João Paulo, Grafite, Danny Morais, Vitor e Allan Vieira. “Eles têm o time montado há um tempo, nós ainda estamos no processo de formação. Mas também temos nossas qualidades”, destacou o técnico rubro-negro sobre o confronto.
LeiaJá também
--> Debate em vídeo: a rodada do futebol pernambucano
--> Sport e Santa Cruz estreiam fora de casa na Série A Sport e Santa Cruz estreiam fora de casa na Série A
--> Martelotte minimiza influência de resultado do clássico
--> Disposto, Gabriel Xavier promete dedicação e mira clássico
--> Tiago Cardoso tira foco das bolas aéreas do Sport
--> De vaiado a aplaudido, Serginho mira maior reconhecimento
Já o técnico Marcelo Martelotte já comandou as duas equipes, conhece bem os fatores do Clássico das Multidões e disse que não dá para apontar favoritismo para o jogo. “Jogos entre Santa Cruz e Sport são sempre equilibrados, jogos em que é muito difícil apontar o resultado. O peso das duas torcidas, a tradição, a rivalidade, tudo isso dá panorama a um jogo indefinido”, disse. E completou: “É preciso atenção, concentração a todo momento. Pode parecer mais do mesmo, porém é tudo decidido durante os 90 minutos”.
O Sport tem uma baixa, mas também deve contar com uma estreia importante. O meia-atacante chileno Mark González ainda não se recuperou de lesão na coxa e ficará de fora pelo quarto jogo consecutivo. Por outro lado, o também meio-campista, e recém-contratado, Gabriel Xavier foi regularizado e deve fazer a primeira partida pelo Leão. Porém, deve entrar como reserva.
As baixas no Santa Cruz ficam por conta do atacante Keno e do meia Arthur. O primeiro foi expulso na última partida, contra o América, e cumpre suspensão automática . Já o segundo se recupera de uma lesão no joelho e deve ficar fora também do jogo de quarta-feira (24), pela Copa do Nordeste, diante do Juazeirense. Com isso o técnico Marcelo Martelotte deve repetir a escalação da partida diante do Confiança.
FICHA DE JOGO
Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Serginho, Rithely e Luiz Antônio; Reinaldo Lenis, Everton Felipe e Túlio de Melo. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington César, Dedé, Wallyson, João Paulo e Lelê; Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte
Torneio: Campeonato Pernambucano 2016 – 4ª rodada
Local: Ilha do Retiro
Horário: 17h
Árbitro: Sebastião Rufino Ribeiro Filho
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Elan Vieira de Souza