Torneios de futsal movimentam atletas paraenses

A Liga Belém, categoria adulto masculino, tem 48 participantes. A Copa Integração, campeonato feminino, reuniu times da capital paraense e do interior do Estado.

ter, 08/03/2016 - 08:33

Times uniformizados, dois capitães, arbitragem, placar de jogo, assinatura de súmula. Parece até uma final de Copa do Mundo de futebol profissional. Na verdade, vai começar mais uma série de partidas dos torneios Copa Integração e Liga Belém, campeonatos que unem a comunidade de jogadores que praticam o futsal e que agitam vários ginásios do Estado do Pará.

A categoria adulta da Liga Belém deste ano conta com a participação de 48 equipes, de vários bairros. Dentre eles, Jurunas, Tapanã, Canudos, Guamá, Águas Lindas, Terra Firme, Icoaraci, entre outros. Equipes de Ananindeua também se inscreveram. A Copa Integração já está na terceira edição e a categoria feminina é disputada tanto em Belém como no interior. “Na categoria feminina, estamos abrangendo 12 interiores mais 13 times da capital. Na capital, temos o convênio com alguns ginásios, os melhores que a gente considera. São eles o NEL (Núcleo de Esporte e Lazer), a UEPA da Almirante Barroso e da 1° de Dezembro e o ginásio do IFPA. No interior do Estado, os jogos são realizados nos municípios de São Miguel do Guamá, Igarapé-Açu, Bragança e Paragominas”, explicou Bruno Troccoli, coordenador dos campeonatos.

Os jogadores de cada equipe estão separados. Abraçados, realizam a última prece e se motivam, em busca de vencer a partida que será disputada em instantes. “Mostrar respeito com o companheiro de equipe é importante para formar um grande time, competitivo, que seja capaz de alcançar os objetivos: ser campeão dos torneios que disputa”, disse Renan Luís, jogador da equipe AD Gênus.

A cidade de um dos times interioranos que disputam a Copa Integração deste ano é Moju. Dependendo do caminho tomado, a distância entre o município e Belém, onde são realizados vários jogos da competição, pode mudar. Se for pelas rodovias PA-151 e PA-481, a distância é de quase 71 KM; o tempo de viagem chega perto das duas horas. Se a decisão for tomar o caminho da BR-155, a distância aumenta para 127 KM; o tempo de viagem fica próximo das duas horas e dez minutos.

Andelma Costa Corrêa é a goleira do time Moju Futsal Feminino. Ela detalha como é a longa viagem do time para as partidas. “A gente canta de tudo mesmo na viagem, a gente consegue se divertir bastante e relaxar um pouquinho. É forró, sertanejo, funk...”, relatou.

O campeão da última edição da Copa Interação foi o BEC (Boteco Esporte Clube), time da capital paraense.

Confira as páginas oficiais dos campeonatos:

Liga Belém - https://www.facebook.com/liga.belem

Copa Integração - https://www.facebook.com/profile.php?id=100010696089329

Por Octavio Almeida.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores