Pará ganha prata e bronze em campeonato de goalball

Competição reuniu, em Belém, equipes de Estados do Norte e Centro-Oeste. Esporte é praticado por pessoas com deficiência visual.

ter, 19/04/2016 - 09:34

A equipe masculina da Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (Ueejaa-PA) ficou com a medalha de prata no Campeonato Regional Centro-Norte de Goalball. A disputa foi contra o time da União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace-DF), que venceu por 14 a 4, garantindo o tetracampeonato regional. O segundo lugar dos paraenses garante classificação para o Campeonato Copa Loterias Caixa 2016. A competição se encerrou no domingo, no ginásio da Escola de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém. As informações são da Agência Pará.

Pela primeira vez a equipe paraense disputou a final do evento. “Quando garantimos a vaga na final foi muito emocionante, uma verdadeira vitória, ainda mais jogando em casa. Meu coração ficou na boca”, contou o paratleta Alexsandro Lopes, que já participou de jogos pela Seleção Brasileira de Goalball durante um ano.

Leandro Moreno, jogador titular da Uniace, foi campeão mundial com a seleção masculina, em 2014, e prata dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. Ele aprovou o evento no Pará. “O calor foi bem difícil. Podemos dizer que os jogos pegaram fogo. Foram competições quentes”, disse.

Outro time paraense premiado na competição foi o feminino da Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, que levou o bronze em cima da equipe do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac-MS). O jogo terminou em 5 a 3 para as paraenses, que ficaram pela quarta vez com o bronze. “Foi um jogo de muitas defesas. Mesmo não valendo vaga para a competição nacional fizemos questão de buscar mais essa medalha. Ficamos muito felizes em garantir essa premiação em um campeonato no Pará”, disse a paratleta Lorena Oliveira.

Para Ana Carolina, 19 anos, o bronze teve um gostinho especial. Jogando goalball há cerca de dois anos, é a primeira medalha dela. “Estou muito feliz pelo nosso terceiro lugar. Só a gente sabe o quanto batalhou em cada jogo contra times fortes para garantir essa colocação. Fizemos o que podíamos e fomos atrás desse bronze”, contou.

Durante a premiação e cerimônia de encerramento, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Sandro Laina, pediu uma salva de palmas ao Pará e agradeceu ao governo pelo apoio incondicional durante o evento. O governador Simão Jatene falou aos paratletas sobre a superação que cada um vive diariamente. “Quem colocou esse uniforme já é campeão, por isso todos saem daqui com a vantagem da vitória. O maior troféu foram vocês que nos deram: a possibilidade de acompanhar os jogos aqui no Pará. O esporte tem a capacidade de despertar sentimentos como solidariedade, disciplina, amizade e ética, além da capacidade de superação, por conta dos limites físicos. Muitas vezes as pessoas acham que seus problemas são grandes e aqui a gente vê meninos e meninas que dão uma lição de vida”, disse.

Após a entrega das premiações de artilharia, e dos três primeiros lugares, os paratletas dançaram carimbó. Os três primeiros colocados da categoria masculina e os dois primeiros na categoria feminina estão classificados para o Campeonato Copa Loterias Caixa 2016, que ocorre de 18 a 23 de outubro em Jundiaí (SP).

Resultados do Centro-Norte Goalball

Masculino:

1 - União dos Atletas Cegos do Distrito Federal – Uniace-DF

2 - Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo – Ueejaa-PA

3 - Instituto dos Cegos do Mato Grosso – Icemat-MT

Feminino:

1 - União dos Atletas Cegos do Distrito Federal – Uniace-DF

2- Associação Mato-grossense dos Cegos – AMC-MT

2 - Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo – Ueejaa-PA

A artilharia do Regional Centro-Norte de Goalball ficou com Tiago Lima, do Icemat-MT, e Jéssica Vitorino, da Uniace-DF.

COMENTÁRIOS dos leitores