Papão tenta quebrar tabu na abertura da Série B

Time bicolor, que enfrenta o Ceará neste sábado (14), não vence na estreia desde 1998

sab, 14/05/2016 - 07:37
Fernando Torres/Divulgação-Paysandu Sport Club Time bicolor deixou euforia dos títulos de lado e treinou forte na semana para enfrentar o Ceará fora de casa Fernando Torres/Divulgação-Paysandu Sport Club

Após os títulos do Parazão e da Copa Verde, o Paysandu se prepara para tentar cumprir o principal objetivo da temporada: o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Pelo segundo ano seguido na Série B, o Papão começa a jornada contra o Ceará, neste sábado (14), às 16 horas, no estádio Castelão.

O Paysandu tem pela frente o primeiro grande desafio: vencer na estreia. O que não ocorre desde 1998, quando superou o Joinville por 1 a 0, na Curuzu, com gol do meia Jóbson. Depois desse triunfo, os bicolores disputaram mais cinco vezes a Série B: 1999, 2001, 2006, 2013 e 2015 – somou dois empates e três derrotas. Uma delas, inclusive, para o Ceará.

Confira o desempenho do Papão nas últimas estreia: 

1999 – Paysandu 0 x 3 Goiás

2001 – São Raimundo (AM) 1 x 1 Paysandu

2006 - Ceará 2 x 1 Paysandu

2013 - Paysandu 1 x 1 Asa

2015 - Paysandu 0 x 1 Botafogo

Enquanto o Paysandu conquistou dois títulos nesta temporada, o Ceará nem a condição de semifinalista do Campeonato Estadual conseguiu. Além disso, foi eliminado da Copa do Nordeste para o time campeão, o Santa Cruz, na fase quartas-de-final.

Apesar disso, o Vozão cearense vem embalado para a partida. Derrotou o Joinville por 1 a 0, fora de casa, pela Copa do Brasil, no último meio de semana. Um dos principais destaques do time alvinegro é Rafael Costa. O jogador já fez 12 gols em 15 partidas nesta temporada. O Ceará contratou o lateral-esquerdo Thallyson. Com o nome do Boletim Informativo Diário (BID), o atleta pode estrear.

Já o Paysandu oficializou vários jogadores, bem antes do início do campeonato. João Lucas e Jhonnatan, que estava no próprio Ceará, são os principais nomes por terem representado o time paraense, no ano passado. Na volta aos treinamentos, o técnico, Dado Cavalcanti, fez várias alterações. João Lucas treinou como titular na lateral-esquerda. Lucas voltou à posição de origem: volante. Rafael Costa e Alexandro foram testados. O time principal deve sofrer mudanças. 

Tabu – A última vez em que o Paysandu derrotou o Vozão em solos cearense foi na década de 70. No dia 25 de setembro de 1976, fez 1 a 0, gol do atacante Nílson. Naquela partida o bicolor jogou com Detinho, Darinta (Edmir), Dias, Paulinho e Joaquim; Roberto Bacuri e Fefeu; Nílson, Francisco, Patrulheiro e Lula. O técnico era Juan Álvarez.

Escalações:

Paysandu – Emerson, Roniery, Fernando Lombardi, Gualberto e João Lucas; Rodrigo Andrade, Lucas, Paulinho, Rafael Luz e Rafael Costa; Alexandro.

Ceará – Éverson, Tiago Cametá, Charles, Fernandinho e Thiago Carvalho (Thallyson); Baraka, João Marcos, Serginho e Richardson; Rafael Costa e Assisinho.

Por Mateus Miranda e Octávio Almeida.

COMENTÁRIOS dos leitores