Náutico garante primeira vitória na Série B
Em jogo marcado por reviravoltas, expulsões e inversões de domínio em campo, Timbu assegurou triunfo diante do Vila Nova, nesta quarta-feira (17), na Arena Pernambuco
Após revés na estreia ante o Criciúma, o Náutico somou seus primeiros três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Vila Nova, por 3 a 2, na Arena Pernambuco. Nesta terça-feira (17), os gols do Timbu foram marcados pelo estreante Mateus Muller, de falta, Rafael Pereira, de pênalti, e Jeferson Nem, após excelente arrancada. Já os visitantes balançaram as redes de Júlio César com Roger e Vandinho. Assim, o time comandado por Alexandre Gallo passa a figurar, provisoriamente, na 10ª colocação – no sábado (21), oito jogos completarão a segunda rodada do torneio nacional.
Ao ser autorizado o começo do jogo, o Náutico tentou impor pressão inicial, como fez diante do Criciúma, mas foi o Vila Nova que emplacou uma marcação alta, fazendo com que os alvirrubros não conseguissem manter o domínio da bola. E a resposta prática pela personalidade dos visitantes veio aos 14 minutos, quando Roger abriu o placar, após lambança da defesa anfitriã – tanto na disposição tática quanto na qualidade das intervenções tentadas.
Logo após o gol, a configuração em campo permaneceu, mas o Náutico chegou ao empate, aos 17 minutos, da única forma que parecia possível: através de bola parada. Em cobrança de falta certeira, o estreante Mateus Muller soltou um ‘foguete’, estufando as redes do goleiro Edson. A partir daí, começou a reviravolta que parecia remota. Aos 23, após chegada polêmica como último marcador, o volante Victor Bolt foi expulso, de forma que a imponência do Vila Nova, automaticamente, ruiu diante da desvantagem no contingente.
A partir daí, o time visitante passou a jogar mais atrás de linha da bola, formando, na maior parte do tempo, duas linhas de quatro, com Robston de ‘coringa’ entre elas. O Náutico, por sua vez, aproveitou para explorar a velocidade tão buscada por Gallo: em jogada rápida, Joazi recebeu de cara com Edson e foi derrubado na área. Pênalti marcado. Aos 46, na cobrança, Rafael Pereira, honrando o titular Ronaldo Alves, cobrador oficial que substituiu, mandou forte, no meio do gol, para selar a virada antes do intervalo.
No segundo tempo, o Náutico voltou com força total nos contra-ataques e arrancadas. Numa dessas tiradas de sufoco inicial, logo aos três minutos, Jeferson Nem subiu em extrema velocidade, deixou a defesa adversária para trás e tocou no canto, na saída de Edson: 3x1. Em seguida, o Timbu aparentou achar que tinha ‘matado o jogo’, não aproveitando como poderia a vantagem de um homem a mais. Assim, aos cinco, Vandinho, que estava apagado, empurrou para as redes após cruzamento rasteiro na área. A partir daí, o Vila Nova mostrou que, sem a expulsão, poderia frustrar os alvirrubros em plena Arena Pernambuco, mas a vitória terminou, para a felicidade dos poucos torcedores nas arquibancadas, nas mãos dos donos da casa.
Bola Cheia LeiaJá
Jean Carlos (Vila Nova): Disposto em campo, o meia do time de Goiás ajudou na marcação, não desistiu das jogadas que o envolviam e ainda deu passe para o gol de Vandinho. Um dos nomes que não perdeu a aplicação mesmo diante das situações adversas do jogo para os visitantes.
Bola Murcha LeiaJá
Maylson (Náutico): Apesar de ter sido sua estreia, numa equipe que ganhou novo treinador recentemente, o volante foi inoperante em campo. Apagado na articulação da saída de bola, que é sua principal função, foi substituído pelo também estreante Eurico.
FICHA DO JOGO
NÁUTICO
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Gastón Filgueira e Mateus Muller (Henrique); Rodrigo Souza, Maylson (Eurico), Rony, Esquerdinha (Bergson) e Caíque Valdívia; Jeferson Nem. Técnico: Alexandre Gallo.
VILA NOVA
Edson; Jefferson Feijão, Anderson, Vinícius Simon e Marcelo Cordeiro; Victor Bolt, Robston (Magno), Leandrinho (Fabinho), Jean Carlos e Roger (Douglas Assis); Vandinho. Técnico: Rogério Mancini.
Data: 17/05/2016.
Local: Arena Pernambuco (São Lourenço/PE).
Torneio: Campeonato Brasileiro (Serie B - 2ª rodada).
Árbitro: Luiz César de Oliveira (CE).
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Marcione Mardônio da Silva (CE).
Gols: Roger, aos 13 minutos do 1º tempo, e Vandinho, aos cinco minutos do 2º tempo (Vila Nova); Mateus Muller, aos 17 minutos do 1º tempo, Rafael Pereira, aos 46 minutos do 1º tempo, e Jeferson Nem, aos três minutos do 2º tempo (Náutico).
Cartões amarelos: Bergson, Rony e Eurico (Náutico); Robston e Edson (Vila Nova).
Cartão vermelho: Victor Bolt (Vila Nova); Bergson (Náutico).
Público: 1.514 torcedores.
Renda: R$ 23425,00.