Em jogo de expulsões, Sport perde para o Vitória

Leão da Praça da Bandeira perde por 3 a 2 e depende do desfecho da rodada para saber se retorna à zona de rebaixamento na Série A do Brasileirão

por Fernando Sposito qua, 29/06/2016 - 21:22

Com duas expulsões registradas na súmula - Everton Felipe e Lenis - e sinais evidentes de irritação em campo, o Sport perdeu para o Vitória, por 3 a 2, nesta quarta-feira (29), no Barradão, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2016. Ambos os gols do Leão foram marcados por Matheus Ferraz, enquanto os tentos assinalados pela equipe vencedora tiveram as assinaturas de Vander, Euller e Nickson. 

Com o resultado, Oswaldo de Oliveira e seus comandados permanecem - pelo menos, temporariamente - na 16ª posição, com 12 pontos. Mas precisam torcer para que, no complemento da rodada, Botafogo (12 pontos), Santa Cruz (11) e Coritiba (11) não os ultrapassem.

Até os 23 minutos, quando Everton Felipe foi expulso, a partida se manteve equilibrada, com leve vantagem para o Vitória, que aproveitava o mando de campo para tomar a iniciativa com maior frequência. Mas sem qualquer 'blitz' no campo ofensivo. Tanto que o próprio Sport conseguiu sair na frente no placar: aos 17, Rodney Wallace achou Matheus Ferraz na área e o zagueiro, bem posicionado, matou no peito e soltou o pé, de primeira, sem chances para o goleiro Caíque.

A partir da saída de Everto Felipe, a desvantagem numérica foi refletida de forma escancarada no panorama da partida. O Sport passou a atuar de forma extremamente recuada, conseguindo apenas uma subida ao taque, em lance de Diego Souza e Rodrigo Mancha. Do outro lado, o Vitória aproveitou a fragilidade dos visitantes e massacrou a defesa do time recifense, chegando ao empate aos 44, com gol de Vander. 

No retorno do intervalo, a partida seguiu nos mesmos moldes do fim do primeiro tempo. Mas com uma diferença crucial: o Vitória voltou com maior eficiência no setor ofensivo, e logo ampliou a vantagem de forma segura. Aos 16 e 18 minutos, Euller e Nickson marcaram, respectivamente, pondo os donos da casa em posição confortável.

Por sinal, a tranquilidade dos anfitriões diante do placar contaminou o time recifense, que passou a demonstrar nervosismo em campo. Prova disso foi a segunda expulsão sofrida pela equipe. Desta vez, aos 21, Lenis levou cartão vermelho, após dois amarelos. Contraditoriamente, quem voltou a marcar foi o grupo visitante, aos 32, novamente com Matheus Ferraz. Mas os donos da casa não perderam a tranquilidade e mantiveram o resultado positivo.  

Craque LeiaJá

Diego Renan (Vitória): Aproveitou bem os espaços cedidos nas subidas ao ataque e foi o mais ativo do Vitória no massacre sobre a defesa do Sport

Bola Murcha LeiaJá

Lenis (Sport): Entrou para dar movimentação e fôlego ao time rubro-negro, mas sua atuação ficou marcada pelo temperamento que o levou a dois cartões amarelos e a consequente expulsão. Tudo o que fez foi prejudicar a equipe. 

FICHA DO JOGO

Vitória

Caíque; Diego Renan, Victor Ramos, Ramon, Kanu e Euller; Amaral (Nickson), Willian Farias e Tiago Real (Rafaelson); Dagoberto (Yan) e Vander. Técnico: Vágner Mancini.

Sport

Agenor; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rodrigo Mancha, Ronaldo, Everton Felipe, Diego Souza (Vinícius Araújo) e Gabriel Xavier (Lenis); Edmílson (Rogério). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Data: 29/06/2016

Local: Barradão (BA)

Torneio: Campeonato Brasileiro (Série A - 12ª rodada)

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)

Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

Gols: Matheus Ferraz, aos 17 minutos do 1º tempo (Sport); Vander, aos 44 minutos do 1º tempo, Euller, aos 16 minutos do 2º tempo, e Nickson, aos 18 minutos do 2º tempo (Vitória).

Cartões amarelos: Tiago Real, Dagoberto e Nickson (Vitória); Everton Felipe (2), Durval e Lenis (2) (Sport)

Cartões vermelhos: Everton Felipe e Lenis (Sport)

 

COMENTÁRIOS dos leitores