Esportes inusitados que já foram olímpicos
Nado submarino, cabo de guerra e até caça de pombos e veados eram modalidades que valiam medalhas
Quando se fala em Olimpíadas, a primeira imagem que vem à cabeça do público provavelmente é o atletismo. Quem sabe até natação, basquete, judô ou canoagem. Mas e se uma brincadeira de infância fosse uma modalidade olímpica? Ou fosse possível disputar medalhas atirando em animais? Tais cenas são difíceis de imaginar nos dias de hoje, mas, no início dos Jogos, eram mais comuns do que pensamos.
Pode parecer inusitado, mas entre os anos de 1900 e 1920, o cabo de guerra era coisa séria. Rendeu inclusive cinco medalhas para a Grã-Bretanha, maior vencedora da modalidade. A disputa era bastante simples, assim como a brincadeira: dois times, de seis atletas cada, se enfrentavam, e o primeiro grupo que deslocasse o adversário por 1,85m vencia a disputa.
No total, onze medalhas foram distribuídas em cinco edições, mas o cabo de guerra acabou sendo retirado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Apesar disso, ainda existem competições oficiais da modalidade com as mesmas regras.
Caça por medalhas
Hoje, matar animais silvestres sem a devida autorização é motivo de cadeia para adeptos da caça esportiva. Mas nos jogos da Antuérpia, em 1920, existiam modalidades de tiro simples, duplo e por equipe, nas quais os alvos eram pombos e veados. O massacre era grande. No tiro ao pombo, o objetivo era acertar o máximo de animais no menor tempo possível e o vencedor de uma edição chegou a matar 80 de uma só vez.
Outro esporte que saiu da lista foi o nado submerso, disputado apenas em Paris, 1900. O objetivo era testar a resistência dos nadadores, que deveriam percorrer a maior distância possível no Rio Sena sem sair para respirar. Cada metro valia um ponto e o vencedor da prova, o francês Charles de Vendeville, percorreu cerca de 60 metros em pouco mais de um minuto para subir ao topo do pódio.
Com o tempo, tais modalidades deram espaço para esportes mais comuns, e menos mortais. Melhor para os animais, que não precisam temer pela vida em período de Olimpíadas. E para o público, que pode ver diversas modalidades e ainda se divertir com histórias curiosas dos jogos no passado.