Belém sedia campeonato nacional de judô para cegos

Grand Prix Infraero de Judô para Cegos será de 11 a 13 de novembro, no ginásio do Sesi, na avenida Almirante Barroso. Atletas paraenses treinam para conseguir bons resultados.

qui, 10/11/2016 - 11:31

Embed:

A capital paraense vai sediar pela primeira vez o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos. O campeonato será realizado de 11 a 13 de novembro no ginásio do Sesi, localizado na avenida Almirante Barroso, em Belém. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Em Belém, o campeonato de judô para cegos conta com a participação da Associação de Cegos do Pará (Ascepa), Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam) e Federação Paraense de Judô (Fepaju).

O Grand Prix Infraero de Judô para Cegos terá a participação de 300 atletas do Brasil. O Estado do Pará será representado por pelo menos 50 atletas. Esse é o quarto ano consecutivo que o Pará garante a participação de atletas na competição.

Em entrevista ao LeiaJá, Ana Cecília Moreira, coordenadora da Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam), falou sobre o projeto e destacou a participação de atletas representando a academia em uma competição nacional. "A associação existe há seis anos e quando iniciamos o projeto não queríamos ser só mais uma academia de artes marciais em Belém, buscamos ter um diferencial. Então, os nossos treinos são voltados para portadores de algum tipo de deficiência. Poder proporcionar essa oportunidade para um atleta com deficiência de estar participando de uma competição nacional de judô é muito gratificante. Aprendemos muito com todos que fazem parte do projeto, é uma verdadeira lição de vida", contou.

Para a coordenadora, o projeto traz um novo aprendizado diariamente justamente por reforçar que uma pessoa com deficiência pode ser um atleta. "A Asfam veio para mostrar que é possível a pessoa portadora de alguma deficiência sair de casa e ultrapassar os seus limites e até mesmo se tornar um atleta. Muitos pais nem imaginavam que poderiam ter um filho atleta, um filho campeão brasileiro de judô, e hoje a Asfam é uma incentivadora desse sonho", disse.

Com apenas 17 anos e praticando judô desde 2011, Larissa Oliveira, que integra a equipe de judô da Asfam, já foi campeã brasileira por três vezes e esse ano terá sua estreia no adulto categoria de alto rendimento. Larissa contou que, mesmo tendo experiência de outras competições, a ansiedade é grande principalmente porque vai estar competindo em sua cidade. "Treinei durante o ano todo para o Grand Prix de Judô, então a expectativa é grande por ser o momento que vou estrear no adulto alto rendimento e porque vou representar o Pará", informou.

Participando de um campeonato nacional pela primeira vez, Breno Souza, que também é atleta de judô, destacou a importância da competição. "Estou muito feliz de saber que Belém vai sediar o campeonato de judô para cegos. Se trata de um evento muito importante que vai ter a participação de atletas que competiram na paralimpíada Rio 2016. É a minha primeira vez participando de um campeonato então estou muito feliz mas ao mesmo tempo nervoso. A equipe se preparou bastante e esperamos trazer a medalha de ouro para nossa academia", afirmou.

Em 2015, a Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam) conquistou pelo quarto ano consecutivo o prêmio de melhor equipe de judô para cegos no campeonato de Porto Alegre. Atualmente, a Asfam atende 175 alunos que são portadores de alguma deficiência e é a única academia de artes marciais em Belém que treina pessoas com deficiência intelectual.

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também realiza um trabalho especial para alunos com deficiência atendidos pela rede pública desenvolvendo atividades nas modalidades bocha, futebol de 7, atletismo, judô, goalbal, natação e vôlei sentado. Entre as ações anuais do NEL estão os Jogos Escolares Paralímpicos do Pará, que existem há 12 anos e que têm obtido resultados positivos em todas as modalidades das Paralimpíadas. De 2011 a 2014, os paratletas paraenses conquistaram 105 medalhas de ouro, 82 de prata e 82 de bronze nas Paralimpíadas Escolares Nacionais. O melhor resultado ocorreu em 2013, com a conquista de 111 medalhas. Este ano, 59 paraenses já foram selecionados para participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais, no Rio Grande do Norte, entre 23 e 28 de novembro. O NEL trabalha em parceria com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo do Estado.

Horário

Início: 8h30

Previsão de término: 18h

Associações participantes

Distrito Federal: UNIACE (DF)

Espírito Santo: ILBES (ES);

Goiás: ADVEG (GO);

Maranhão: CEDEMAC (MA);

Mato Grosso: AMC (MT), ICEMAT (MT);

Mato Grosso do Sul: ADVIMS (MS), AJCS (MS), CAIRA (MS), ISMAC (MS);

Pará: AEPA (PA), ASCEPA (PA), ASFAM (PA), UEEJAA (PA);

Paraná: ABASC (PR);

Pernambuco: ACACE (PE);

Rio de Janeiro: ADVERJ (RJ), CEIBC (RJ), INSTITUTO REAÇÃO (RJ);

Rio Grande do Norte: ADEVIRN (RN);

Rio Grande do Sul: ACERGS (RS);

Rondônia: ASDEVRON (RO);

São Paulo: AMEI (SP), APADV (SP), CAD (SP), CESEC (SP), PROVISÃO CAMPINEIRA (SP), PRÓ-VISÃO (SP), ROGÉRIO SAMPAIO (SP);

Sergipe: BOTO CINZA (SE)

Categorias

Adulto e Iniciante.

Por Raiany Pinheiro (com participação de Lorena Oliveira e informações da Agência Pará).



COMENTÁRIOS dos leitores