#7x1day: os 7 maiores vexames da Seleção Brasileira

Neste sábado (8), a derrota humilhante do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 completa 3 anos. Confira lista de outros momentos constrangedores para a seleção mais vitoriosa do futebol mundial

por Thayná Aguiar sab, 08/07/2017 - 12:12
Reprodução/Facebook David Luiz deixando o campo depois da derrota para a Alemanha Reprodução/Facebook

No ano em que a Copa do Mundo teve o Brasil como anfitrião, a Seleção Brasileira sofreu a pior derrota da história da Seleção nas Copas - a maior, até então, era de 3x0 para a França na final da Copa de 1998. Neste sábado (8), o placar de 7 a 1 na derrota do Brasil para Alemanha, na semifinal de 2014, no Mineirão, completa 3 anos. A pior derrota de um país que sediava a Copa, tinha sido da Suécia, em 1958, quando perdeu para o Brasil na final por 5x2. 

Em jogos oficiais, a Seleção Brasileira não perdia jogando em casa desde 1975, quando foi superado pelo Peru por 1x0, também em Belo Horizonte, na Copa América. Em partidas não oficiais, o Brasil não perdia desde 2002, quando foi derrotado em um amistoso para o Paraguai, por 1x0, em Fortaleza.

Devido à derrota para Alemanha na semifinal, o Brasil foi o primeiro país-sede a não jogar no principal palco e estádio da final da Copa do Mundo, o reformado Maracanã.

O LeiaJá listou os 7 piores vexames da Seleção Canarinho até hoje. Confira a lista:

7 - Brasil 3 x 4 Nigéria (Olimpíadas de 1996)

No dia 31 de julho, o Brasil enfrentou a Nigéria no estádio Sanford, nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira tinha como time base os tetracampeões da Copa do Mundo de 1994, mas ainda assim a Seleção Canarinho levou a virada do time nigeriano e saiu derrotada. Os gols do Brasil foram marcados por Flávio Conceição, duas vezes no primeiro tempo e por Bebeto, também no segundo tempo. Já os gols da Nigéria foram marcados por Roberto Carlos (contra), Victor Ikpeba, aos 32 do segundo tempo, Nwankwo Kanu, aos 44 do segundo tempo e por Kanu, aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

6 - Brasil 2 x 3 Itália (Copa do Mundo de 1982)

Mais conhecida como 'a tragédia do Sarriá', a partida da segunda fase da Copa do Mundo foi disputada entre Brasil e Itália. O jogo recebeu esse nome em referência ao nome do estádio. O jogo aconteceu no dia 5 de julho, no estádio do Sarriá, na Espanha. O Brasil seguia como favorito do Mundial, e a derrota para a Itália foi considerada como uma tragédia para muitos. O italiano Paolo Rossi foi destaque na partida por marcar os 3 gols da derrota brasileira. 

5 - Brasil 0 x 0 Paraguai (Copa América de 2011)

Era quartas de final da Copa América e o Brasil tinha como adversário o Paraguai. O jogo foi no dia 17 de julho, em La Plata. A Seleção Brasileira dominou os paraguaios durante toda a partida, mas não conseguiram marcar um gol. O jogo foi pra prorrogação, mas o placar seguiu em 0x0 e a partida precisou ser decidida nas penalidades. Na disputa por pênaltis o Brasil desperdiçou 4 cobranças com Elano, Tiago Silva, André Santos e Fred; e perdeu por 2x0, sendo eliminado da competição. 

4 - Brasil 0 x 4 Chile (Copa América de 1987)

Esta foi a primeira Copa América moderna. Para se classificar para as semifinais, o Brasil precisava de apenas um empate, mas a Seleção Brasileira terminou sendo derrotada para os chilenos por 4x0, e eliminada da Copa já na primeira fase. O jogo foi no dia 3 de julho, no Chateau Carreras, em Córdoba. Os gols foram de Ivo Basay, aos 41 do primeiro tempo, Juan Letelier, aos 6 do segundo tempo, mais um de Ivo Basay e um de Juan Letelier, também no segundo tempo.

3 - Brasil 0 x 3 França (Copa do Mundo de 1998)

Depois de se classificar nos pênaltis contra a Holanda, o Brasil era o favorito para conquistar a Copa de 1998. A Seleção Brasileira tinha pela frente a França, que muitos acreditavam só ter chegado à decisão por estar jogando em casa. O Brasil entrou completamente apagado dentro de campo e foi derrotado pelos Franceses por 3x0, no dia 12 de julho, Stade de France, na França. Os gols foram de Zidane, aos 27 e aos 46 do primeiro tempo e de Petit aos 48 do segundo tempo.

2 - Brasil 1 x 2 Uruguai (Copa do Mundo de 1950)

Mais uma vez a o Brasil era o país-sede da Copa. A Seleção, que vinha de duas vitórias no quadrangular final, precisava apenas de um empate com o Uruguai em sua última partida. Ainda assim, o Brasil saiu na frente, mas terminou levando a virada do time uruguaio, no traumático 'Maracanazo'. O goleiro brasileiro, Barbosa, entrou pra história do futebol brasileiro por ter, supostamente, falhado ao levar o gol da derrota. O jogo aconteceu no dia 16 de julho, no Maracanã, e o estádio estava lotado, com cerca de 200 mil pessoas. Os gols foram de Friaça, aos 2 minutos do segundo tempo, para o Brasil; Juan Alberto Schiaffino, aos 21 do segundo tempo e de Alcides Edgardo Ghiggia, aos 34 do segundo tempo, para o Uruguai. 

1 - Brasil 1x7 Alemanha (Copa do Mundo de 2014)

O Brasil era o país-sede do Mundial neste ano, e perdeu para a Alemanha na semifinal da competição. O jogo aconteceu no dia 8 de julho de 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com gols de Muller, aos 10; Klose, aos 22; Kroos, aos 23 e aos 25; e Khedira, aos 28 minutos do primeiro tempo e Schurrle, aos 23 e aos 33 minutos do segundo tempo pela Alemanha e com apenas um gol de Oscar aos 44 do segundo tempo, para o Brasil, fez-se o placar dos 1x7.

COMENTÁRIOS dos leitores