Ex-Sport, Balotelli fez história por time da Macedônia
Jonathan Balotelli estava no elenco que colocou o Vardar pela primeira vez na Liga Europa
Na última sexta-feira (25), foram sorteados os grupos da Liga dos Campeões e a Liga Europa, principais torneios do futebol no Velho Continente. Como acontece com certa frequência, algumas equipes surgem na fase de grupo pela primeira vez, entretanto há uma que vale o destaque para a torcida pernambucana pela lembrança de um jogador que passou pelo Sport. O Vardar Skopje, da Macedônia, conseguiu uma classificação histórica à Liga Europa eliminando times de maior tradição como Copenhague-DIN e Malmo-SUE na fase preliminar da Liga dos Campeões. E no ataque desta equipe estava Jonathan Balotelli.
Tendo sua primeira aparição para o futebol pernambucano vestindo a camisa do Pesqueira, Balotelli foi a revelação do Campeonato Pernambucano de 2013, marcando 13 gols e garantindo sua transferência para o Sport. No Leão, entretanto, o atacante não vingou, e com poucas partidas na equipe titular deixou na temporada seguinte. A guinada da carreira, que ainda contou com passagens por Macaé-RJ, Caldas Novas, Afogadense e URT, veio em 2016. Atuando pelo Cuiabá, Jonathan recebeu uma proposta para defender o Vardar, time forte em Skopje, cidade da Macedônia.
Após considerar, o brasileiro aceitou o desafio e o resultado foi além das expectativas. Com 35 jogos e 12 gols, Balotelli era titular absoluto no time que fez história, entrando pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa. Para isso, precisou eliminar equipes de maior expressão e que já participaram da Liga dos Campeões, torneio maior na Europa, como Copenhague e Malmo. Foi com gol dele que o Vardar venceu o jogo de ida contra os dinamarqueses, entretanto uma goleada na volta fez com que o Copenhague seguisse adiante na disputa por uma vaga na taça maior, sendo posteriormente eliminado pelo Qarabag, do Azerbaijão.
O feito, entretanto, não passou em branco, e agora, Jonathan, com 28 anos, vai defender o Al Gharafa, do Qatar. Clube rico de Doha que já contou com nomes conhecidos no futebol sul-americano como Christian Bolaños, Nenê, Fernandão, Diego Tardelli, Juninho Pernambucano, entre outros.