Pernambuco tem resultado histórico nos Jogos da Juventude
No último dia de disputas, as modalidades individuais do Estado faturaram mais seis conquistas
Os atletas pernambucanos se destacaram e quebraram o recorde de medalhas do Estado nos Jogos Escolares da Juventude Mirim (atletas de 12 a 14 anos) 2017, na fase individual. O último dia de competições das modalidades individuais aconteceu na última sexta-feira (15), em Curitiba-PR.
Pernambuco subiu ao pódio seis vezes: as medalhas foram o ouro de Siziane Ferro (Educandário Municipal Torquato Soares – Iati) na disputa simples do badminton; as pratas de Julia Góes (Colégio Salesiano – Recife) na natação e da dupla masculina do badminton José Elisson Santana (Educandário Municipal Torquato Soares – Iati) e Breno Lima (Escola Ana Pereira de Barros – Iati); e os bronzes de Gustavo Carvalho (Colégio Equipe) no tênis de mesa individual e José Elisson e Breno nas disputas individuais do badminton.
Somadas às conquistas dos dias anteriores, o Estado obteve um resultado histórico ao fechar a contagem deste período com 15 medalhas, sendo cinco ouros, quatro pratas e seis bronzes. Os resultados das conquistas no final desta fase superaram a quantidade geral de medalhas de 2016, na edição realizada em João Pessoa, na Paraíba, quando Pernambuco faturou 14 medalhas no total, considerando os esportes individuais e coletivos.
Comparando somente as disputas individuais, o número praticamente dobrou: ano passado foram oito medalhas (duas de ouro, três de prata e três de bronze), resultado que já havia sido melhor do que Fortaleza, no Ceará, em 2015, quando o Estado conquistou um ouro, uma prata e três bronzes (cinco medalhas) nesta mesma fase e nove no geral.
No último dia de disputas das competições das modalidades individuais, em Curitiba, o destaque foi para os jovens do badminton de Iati. Siziane Ferro, Breno Lima e José Elisson Santana provaram a força do esporte no interior do Estado e garantiram medalhas na segunda divisão da modalidade. Ao total foram quatro medalhas, sendo o ouro de Siziane, a prata da dupla masculina e os dois bronzes de Breno e José Elisson.
Outro resultado positivo veio das piscinas. E mais uma vez com Julia Góes. A pernambucana fez o tempo de 30s16 nos 50 metros costas, o melhor da vida, para garantir sua segunda medalha de prata na natação. O primeiro lugar ficou com Fernanda Celidônio (DF, que cravou 29s72, e Cibelly Martins (MT), com 30s67, completou o pódio.
O dia terminou com a medalha de bronze Gustavo Carvalho no tênis de mesa. Dono de três medalhas em Jogos da Juventude (dois bronzes – um neste ano – e uma prata), o experiente atleta adicionou a que faltava: a disputa individual. Diante de 52 atletas no páreo, Gustavo só parou nas semifinais, quando perdeu para Kenzo Kano (SP) por 3 x 0.
Coletivos
Os alunos-atletas das modalidades individuais se despediram dos Jogos Escolares da Juventude Mirim, e deram lugar aos participantes das modalidades coletivas. As partidas do basquete, futsal, handebol e voleibol começaram a ser disputadas no último domingo (17). Os representantes de Pernambuco são: Colégio Salesiano (Recife) no basquete masculino; Colégio Agnes (Recife) no basquete feminino; Colégio Anglo Líder (Recife) no handebol feminino; Escola Eliete Araújo (Petrolina) no handebol masculino; Colégio 2001 (Recife) no futsal e no voleibol masculinos; Colégio Damas (Recife) no futsal feminino; e o Colégio Boa Viagem (Recife) no voleibol feminino.
LeiaJá também
--> PE conquista as primeiras medalhas nos Jogos da Juventude