Em teste para Copa América, Brasil encara o Panamá
A primeira partida da seleção brasileira no ano oferece ao técnico Tite a oportunidade de observar novas opções
Contra um adversário frágil e em um jogo sem pressão, Tite faz neste sábado novos testes na seleção brasileira, no amistoso com o Panamá, às 14 horas, na cidade portuguesa do Porto, à procura dos jogadores para compor a equipe na Copa América. Nomes como Éder Militão e Lucas Paquetá vão tratar o encontro como uma ocasião decisiva para ganhar espaço.
A primeira partida da seleção brasileira no ano oferece ao técnico Tite a oportunidade de observar novas opções. Somente quatro dos 11 jogadores que vão começar o amistoso no estádio do Dragão foram titulares na Copa do Mundo da Rússia.
A tendência é o treinador promover ainda outras experiências para o amistoso seguinte, na terça-feira, contra a República Checa, em Praga. Como Neymar está fora por lesão, uma vaga a mais foi aberta na seleção para possíveis observações.
"Eu quero dar confiança para o Alex Telles. Eu quero dar naturalidade ao Militão. Quero que o Ederson volte aqui onde era rival (o goleiro jogou no Benfica) e tenha concentração para jogar. Eu quero ver o nível da seleção se elevar. E esses fatores são mais importantes para mim", disse o treinador. O capitão do time será o volante Casemiro, que já jogou pelo Porto.
Como essa rodada de amistosos é a última antes da convocação para a Copa América, vários jogadores do elenco atual estão ansiosos pela chance de atuar. Para alguns deles, a presença na lista final depende de demonstrar serviço agora e conquistar a confiança do treinador.
Estreantes na seleção, o lateral Alex Telles e o atacante David Neres estão nessa condição. O meia Felipe Anderson, que retorna à seleção depois de quase quatro anos, também quer demonstrar serviço, assim como o volante Allan e o próprio meia Lucas Paquetá. Tite queria ainda dar a primeira experiência na seleção ao atacante Vinícius Junior, que acabou cortado por lesão no tornozelo direito.
O treinador disse que não descarta chamar o jogador do Real Madrid para a Copa América, mesmo sem tê-lo visto jogar de perto. "Eu colocava o Vinicius Junior em médio prazo, mas a realidade e seu nível de atuação o credenciaram a ser convocado agora", disse Tite.
Junto com os jogadores a serem testados, o técnico conta no elenco com atletas de sua plena confiança. O goleiro Alisson, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva e o atacante Gabriel Jesus não serão titulares contra o Panamá, mas têm a vantagem da longa convivência com Tite na seleção.