Libertadores: brasileiros estão de olho na próxima fase
Nesta terça-feira (9) começa o returno da primeira fase da Libertadores da América e alguns dos representantes do futebol brasileiro podem garantir antecipadamente suas classificações. Apesar da expectativa ser maior para cruzeirenses e colorados, a quarta rodada do torneio tem emoção para gaúchos, paranaenses, mineiros, cariocas e paulistas.
Hoje, às 19h15, Athletico-PR e Internacional-RS vão a campo, em Curitiba. O Furacão encara o Tolima, da Colômbia, para manter a primeira colocação no grupo G, um dos mais equilibrados da competição. O Athletico-PR é o líder com seis pontos, seguido pelo Boca Juniors, da Argentina, que tem quatro, mesma pontuação dos colombianos do Tolima que ocupam a terceira posição.
O lanterna Jorge Wilstermann, da Bolívia, tem apenas dois pontos e, amanhã (10), vai à Buenos Aires com a difícil missão de tirar pontos do Boca, na Bombonera, às 21h30. Já em Porto Alegre, o colorado gaúcho recebe o Palestino, do Chile, às 21h30 na Arena Beira-Rio. Se o Inter fizer a lição de casa derrotando os chilenos, abrirá seis pontos do rival da noite de hoje que é segundo colocado do grupo A, ficando em uma situação bastante confortável para garantir a passagem para a próxima fase.
Os rivais mineiros, Atlético-MG e Cruzeiro, estão em situações diferentes na competição e entram em campo amanhã (10). O Galo Mineiro, que venceu apenas um de seus três jogos é o lanterna do seu grupo, e vai ao Paraguai enfrentar o Cerro Porteño, líder com nove pontos, às 19h15. Em Belo Horizonte, no mesmo horário, o Cruzeiro joga no Mineirão contra o Huracán, da Argentina, para manter a melhor campanha da Libertadores. A raposa tem 100% de aproveitamento e garante matematicamente sua classificação se vencer os argentinos.
Ainda na quarta-feira, o Palmeiras recebe o Junior Barranquila, da Colômbia, às 21h30, no Allianz Parque. O alviverde torce para um empate hoje à noite no confronto entre San Lorenzo, da Argentina, e Melgar, do Peru, pois, se vencer o rival colombiano que é o último colocado do Grupo F, volta à liderança com nove pontos.
Rodriguinho é o principal nome da Raposa na temporada - Foto: Divulgação / Igor Sales - Cruzeiro
Pelo complemento da quarta rodada da Libertadores na quinta (11), o Grêmio-RS enfrenta o Rosário Central, da Argentina, na Arena do Grêmio, às 21h30, no duelo dos dois piores times do Grupo H. Em três jogos, brasileiros e argentinos somaram apenas um ponto cada. No Maracanã, às 21h, o Flamengo recebe o San José, da Bolívia. O rubro-negro carioca é o segundo colocado em seu grupo e disputa o primeiro lugar com o Peñarol, do Uruguai.