Motocross fecha etapa da Copa Nordeste em Tomé-Açu

Provas confirmam o sucesso do esporte no Pará. Público ficou empolgado com a emoção e a adrenalina dos pilotos.

por Rosiane Rodrigues seg, 07/10/2019 - 10:29

As competições da 5ª Etapa da Copa Nordeste de Motocross 2019, com organização da Ds Sports, ocorreram no domingo (6), na Vila Forquilha, em Tomé-Açu, nordeste do Pará. As provas movimentaram a localidade e empolgaram o público.

A primeira corrida foi a MX Intermediária. Lucas Santos, número 19, brilhou, levou o público ao delírio e subiu no lugar mais alto do pódio. “Vencer é muito bom. Quero parabenizar os outros pilotos, que mandaram bem, principalmente o vovô (Wellington Duarte, número 216, que ficou em 2º lugar na corrida), piloto aqui da terra”, disse Lucas.

Em seguida foi a vez da Nacional Estreante. Jefferson Firmino, número 38, conhecido como Feto, foi quem brilhou na corrida. No início, ele estava em 2º lugar, mas rapidamente passou para a primeira colocação e manteve a posição até o final. “Agradeço primeiro a Deus, sem Ele nenhum piloto estaria na pista; a minha mulher e meu filho, que sempre me acompanham; à DS Sports, que sempre está promovendo grandes eventos e ao público aqui da Vila Forquilha”, agradeceu.

A categoria seguinte foi a MX 3, com emoção do começo ao fim. Michel Celin, número 7, conhecido como Michel Bala, líder na categoria, disparou na frente. Em seguida, Lindomir Alves, Número 141, conhecido como Mirão, assumiu a ponta e equilibrou a disputa. Até que Mirão passou na frente, pegou distância e não deu outra: foi para o  lugar mais alto do pódio. “Graças a Deus, peguei um segundo lugar logo na segunda volta. Peguei um ritmo bom e consegui fazer a ultrapassagem em cima do Michel, piloto difícil de ultrapassar”, disse Mirão.

A quarta categoria foi a MX Estreante, com Roberto Silva, número 199, dando um verdadeiro show. “Graças a Deus, conseguimos mais um 1º lugar. Só tenho a agradecer ao vento. Motocross é paixão. É o que a gente gosta de fazer e fiz bem hoje”, disse Roberto.

A categoria seguinte foi a Nacional Intermediária, com Renato Abreu, número 94, em 1º lugar. “Eu não esperava. Os caras estão andando há bastante tempo e eu estou começando lá de baixo, mas aos poucos a gente vai chegando onde a gente quer”, explicou.

Depois de muita emoção dos adultos, foi a vez das crianças entrarem na pista e mostrarem que motocross é um esporte que conquista os públicos adulto e infantil. “A emoção é muito boa. Essa foi minha primeira corrida. Só tenho a agradecer a Deus por estar aqui”, disse Arthur Chamon, número 207, que ficou em 1º lugar na categoria Infantil.

A festa infantil se completou como a comemoração do aniversário de Enzo Gabriel, número 4, um dos pilotos mirins, que estava emocionado na pista. "Meu pai que me ensinou a andar de motocross e estou muito feliz em comemorar meu aniversário correndo", disse o pequeno e corajoso Enzo, que completou 8 anos.

Depois do espetáculo das crianças, a Nacional Pró seguiu para a largada. João Victor Xavier, número 841, piloto da Vitanat, maior Ct de Motocross do Norte e Nordeste, foi quem brilhou. Fez uma boa largada e seguiu na liderança até o final. “Fiquei bem confiante na pista, acabei me adaptando bem. É igual o terreno onde eu treino”, disse o atleta, de apenas 19 anos.

A oitava categoria, MX 4, foi emoção pura. Paulo Salex, conhecido como Paulinho, número 367, estava muito bem na corrida, mas deu espaço para Arthur Basílio, número 12, que passou e liderou a corrida, seguido de Emerson Oliveira, número 41, dono do Ct Vitanat.

Houve um problema na marcação do tempo e a corrida terminou antes do esperado, com Arthur no lugar mais alto do pódio. Mas os pilotos tiveram que voltar à pista, desconsiderado o resultado anterior. Quando os pilotos dispararam, Arthur saiu na frente, até que a moto de Emerson se chocou com a dele e o piloto caiu, passando a liderança da corrida para Emerson, que levou o 1º lugar na corrida, seguido de Paulinho e Edilson Cavalcante, número 474, conhecido como Tufão.  “Consegui vencer. Foi bom demais, graças a Deus. Uma vitória para a equipe Vitanat”, disse o vencedor da categoria.

Na MX5 deu Jose Humberto, número 69, conhecido como Betão, em 1º lugar. “A emoção é muito grande. A gente veio aqui no final de semana, confraternizou com os amigos e, graças a Deus, isso é tudo de bom”, disse o atleta.

O melhor do evento ficou para a última categoria, MX1. Os pilotos se dirigiram para a largada diante do olhar atento da plateia, que não queria perder nenhum momento. João Victor Xavier manteve a liderança do começo ao fim, dando um verdadeiro show de velocidade.

O destaque da categoria foi João Victor, que mais uma vez ficou em 1º lugar. “Graças a Deus deu tudo certo. Vou voltar para casa em paz. Consegui fazer outra boa largada e mantive a liderança do começo ao fim. Só tenho a agradecer a todos os que torceram por mim”, disse João Victor.

Para Dagner Rangel, espectador, a corrida foi muito boa e o esporte precisa de mais incentivos para não morrer. “Motocross é um esporte maravilhoso. Pessoal correndo muito e botando pressão. Gostei muito do evento”, concluiu.

A próxima corrida será na 6ª Etapa do Campeonato Paraense de Motocross, no dia 20 de outubro, no município de Parauapebas, sudeste paraense. Para mais informações acesse www.dssports.com.br.

COMENTÁRIOS dos leitores