Campeonato Pernambucano 2020 terá bola ecológica

Cada unidade produzida da S11 Ecoknit retira do meio ambiente 4½ garrafas pets

por Jameson Ramos qua, 13/11/2019 - 20:10
Divulgação Bola é produzida pela Penalty Divulgação

A bola do Campeonato Pernambucano 2020 será ecológica. Revestida por tecido confeccionado a partir de garrafas PET recicladas, a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo com apelo sustentável.

Cada unidade produzida da S11 Ecoknit retira do meio ambiente 4½ garrafas. No quesito performance, a Penalty investiu em uma parceria com o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e aprimorou o produto, originalmente lançado em 2018. A nova versão conta com 14 gomos e supera em velocidade e precisão o modelo anterior, composto por 11 gomos. 

Dentre os testes realizados para aferir a evolução, estava o túnel de vento, que comprova melhor desempenho aerodinâmico da versão 2020. A nova S11 Ecoknit apresenta na superfície externa uma gravação que auxilia o produto a ter uma melhor aerodinâmica durante o voo. Por dentro, é composta por uma câmara 6D que proporciona equilíbrio total à bola e camada de NEOTEC que a torna menos contundente sem perder elasticidade. Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte.

Além dos testes laboratoriais realizados em parceria com o IPT, a marca apostou em avaliações em campo e no feedback de atletas e instituições sobre o modelo anterior. “Todas as oportunidades de melhorias foram analisadas para o desenvolvimento da versão 2020 da S11 Ecoknit”, informa Nilton Franco, gerente executivo de P&D da Penalty. Segundo ele, a nova bola recebeu aprovação nos quesitos maciez, precisão, velocidade e controle. 

Design

O design da nova S11 Ecoknit foi trabalhado para enfatizar o apelo ecológico do produto, valorizando material, textura e a representação estilizada das setas de reciclagem. Com fundo branco, a bola traz detalhes geométricos mais clássicos em marinho e laranja flúor, cores que destacam a visibilidade no campo e na TV. 

A partir de novembro, a S11 Ecoknit estará disponível em lojas esportivas de todo o país e no e-commerce da Penalty. Além do Campeonato Pernambuco, a bola marcará presença nos estaduais de São Paulo, Norte Rio Grandense, Paraense, Ceará, Goiano, Pará e Amazonas. O preço sugerido da versão 2020 da S11 Ecoknit é R$ 499,00.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores