Evandro diz que não há casos de Covid-19 no futebol de PE

Em entrevista ao LeiaJá, o presidente da Federação Pernambucana disse que os clubes devem testar seus empregados, mas prometeu ajuda aos times do interior

por Luan Amaral qui, 04/06/2020 - 10:29
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Campeonato pernambucano será retomado no dia 28 de junho Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

 O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro de Carvalho falou, nessa quarta (4), sobre as condições das equipes para a volta do estadual programada para o dia 28. Todos os CT's já teriam sido desinfectados antes da liberação do governo para o retorno dos treinos, prevista para o dia 15. Além disso, ele salientou que a responsabilidade de testagem é dos clubes. 

Em entrevista ao LeiaJá, Evandro afirmou que todos os CT's precisaram passar por um processo de ‘esterilização’ e após esse procedimento, o governo liberou os treinos. Além disso, segundo o presidente da FPF, os atletas também já estão sendo testados. “Não tivemos até agora nenhum caso positivo”, revela.

Sobre a responsabilidade da testagem, o presidente da FPF falou sobre um entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. “Tecnicamente a testagem é obrigação de todo empregador, aliás o próprio STF deixou isso muito bem claro quando decidiu que o Covid, tal qual qualquer outra morbidade, é passível de ser considerado doença ocupacional, o que eleva o empregador a ser responsável a tomar as medidas necessárias preventivas”, explicou.

Evandro Carvalho lembrou que a Federação já repassou mais de 10 milhões de reais aos clubes nesta temporada, mas prometeu ajudar os clubes que não tiverem a capacidade de testagem exigida. “A Federação está fazendo todo esse trabalho para maximizar a condição do custo benefício minimizando a despesa com esses kits (...) Determinado clube que não terá condição de fazer seus 30, 40 exames vai poder fazer 20, 30 e a Federação vai ajudar”, garante. 

“Sabemos das dificuldades maiores e menores de cada equipe e se na nossa ótica uma equipe não conseguir testar não vai deixar de jogar por conta de um ou outro exame e ela sabe que tem a Federação como uma aliada”, concluiu, salientando que a fase final terá apenas quatro equipes o que facilita na questão da testagem.

Evandro ainda confirmou que a região do Nordeste tem ao menos 12 datas para ser utilizada e que isso deixa confortável a questão do calendário para a conclusão do estadual que será retomado na fase decisiva. Caso não haja nenhuma alteração, o Pernambucano volta no dia 28 de junho.

COMENTÁRIOS dos leitores