Pela Copa do Nordeste, Santa nunca venceu o Fortaleza fora
Em 2021, Santa Cruz ainda não pontuou na competição
Com metade da primeira fase da Copa do Nordeste já disputada, o Santa Cruz, que ainda não pontuou, vê a chance de classificação distante. São 12 pontos ainda em disputa e os primeiros três podem vir contra o Fortaleza, na terça-feira (23). O problema disso é que, além da má fase, o time Coral ainda precisa quebrar um tabu de nunca ter vencido o Leão do Pici, no Ceará, pela competição regional.
Segundo os dados do site OGol, foram cinco jogos disputados com o Fortaleza como mandante na Copa do Nordeste, três vitórias e dois empates. Em 2002, vitória por 1x0; em 2010 empate em 2x2, novo empate em 2013 por 3x3, e vitória por 1x0 em 2019, e no ano passado por 3x0.
E o tabu ainda pode ser ainda maior se levado em consideração outras competições. A última vitória do Tricolor pernambucano, contra o Tricolor cearense em Fortaleza, foi em 2006, quando ambas as equipes estavam na elite do futebol brasileiro. São 16 anos de invencibilidade do Fortaleza em casa contra o Santa Cruz.
Esse ano, o Fortaleza vive situação confortável na tabela com oito pontos na segunda colocação do grupo B. Já o Santa é lanterna no grupo A, tem zero pontos. Se perder, restarão apenas nove pontos em disputa e uma possível classificação da Cobra Coral, tarefa que já é difícil, se torna praticamente impossível.