Fifa escala árbitros para as Olimpíadas, com Edna Alves

Paranaense será a única representante do Brasil entre os árbitros de campo

por César Lui sex, 23/04/2021 - 12:42
Ailton Cruz/CBF Edna Alves apitando jogo em 2019 Ailton Cruz/CBF

A FIFA anunciou na manhã dessa sexta-feira (23) o quadro de arbitragem escalado para apitar na Olimpíada de Tóquio, prevista para começar em julho. O Brasil terá três representantes: Edna Alves, como árbitra de campo, Neuza Back, como assistente, e Wagner Reway, como VAR.

O trio brasileiro estará presente tanto na modalidade feminina, como masculina, que ao todo contarão com 99 árbitros, sendo 25 de campo, 50 bandeirinhas, 20 para o VAR e 4 de apoio.

O torneio feminino começa em 21 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, com Grã-Bretanha x Chile, no estádio Sapporo Dome, na cidade de Sapporo, e termina na disputa do título em 6 de agosto no estádio Olímpico de Tóquio.

A competição masculina começa no dia 22 de julho com Egito x Espanha, também no Sapporo Dome, e o jogo da medalha de ouro será em 7 de agosto no estádio Internacional de Yokohama, que foi palco da final da Copa do Mundo de 2002.

Será a primeira vez em que haverá VAR no torneio e segundo publicação da FIFA, “a preparação dos árbitros nomeados para essas importantes competições será monitorada regularmente e de perto antes e durante os Jogos Olímpicos por uma equipe de treinadores técnicos, incluindo árbitros da FIFA e instrutores de árbitros assistentes de vídeo (VAR), preparadores físicos, fisioterapeutas e cientistas do esporte. Para fornecer aos árbitros, assistentes e os responsáveis pelo VAR a melhor preparação e apoio possíveis”.

Com Agência Estado

COMENTÁRIOS dos leitores