UNAMA disputa os JUBs com expectativa de títulos

Cerca de 40 alunos vão competir nos Jogos Universitários Brasileiros, de 10 a 18 de outubro, nas modalidades de basquete, futsal, vôlei, natação e judô

sex, 08/10/2021 - 11:24
UNAMA Equipe de basquete da UNAMA busca mais um título nos JUBs UNAMA

A delegação da UNAMA – Universidade da Amazônia está preparada para ir em busca de títulos nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) de 2021. Nesta edição, cerca de 40 alunos vão competir nas modalidades basquete masculino, futsal feminino, vôlei masculino e feminino, além de natação feminino e judô, masculino e feminino. A programação, em Brasília (DF), começa no domingo (10) e segue até o dia 18 de outubro.

O embarque dos atletas e comissão técnica, na capital paraense, está previsto para as 21 horas desta sexta-feira (8), atrás do Bosque Rodrigues Alves. A viagem vai durar 28 horas. São 1.960 quilômetros em busca de mais conquistas. Bem antes das malas estarem feitas, os atletas universitários tiveram treinamentos específicos e intensificados.

Segundo o coordenador Núcleo de Educação e Desporto (NED) da UNAMA, Almir Figueiredo, a preparação exigiu três meses de treinamento. “Nós treinamos o ano todo, de duas a três vezes na semana. À medida que os protocolos sanitários da pandemia iam sendo flexibilizados, a gente avançava. Condicionamento físico e táticas de jogos atrelados. Outra coisa importante é que parte dos universitários está  cadastrada em clubes profissionais e continua com o ritmo de jogo. Com a retomada das atividades na Universidade, no final de julho, esse processo - dentro da UNAMA – foi mais tranquilo”, disse o professor.

Uma das promessas desse JUBS é o time masculino de basquete. Bicampeão nacional, em 13 anos de participação, a expectativa é ficar entre as três primeiras colocações. Para o técnico dos times masculino e feminino da UNAMA, Luiz Alberto, a equipe está mais forte. “O basquete da UNAMA já vem há muito tempo se solidificando como uma equipe de competição que está sempre nos primeiros lugares. Em 2018, nós ficamos em quarto lugar, batemos na trave. Esperamos que nós tenhamos um bom desempenho por lá, porque a qualidade dos jogadores é muito boa e a gente espera chegar novamente aos primeiros lugares”, disse.

O estudante do curso de Fisioterapia da UNAMA Adriano Medeiros, 22 anos, já tem experiência em jogos nacionais de basquete. Aos 16 anos, o jovem atuou em times carioca como Vasco e Macaé, no Rio, e em São Paulo, no Trevino. “A expectativa desse ano é grande. Estamos com um time até maior do que tínhamos no ano retrasado. Nosso objetivo é ser campeão e trazer esse título ao Pará e levar o nome da UNAMA ao Brasil”, finalizou.

A UNAMA  é uma das instituições do grupo Ser Educacional a caminho de Brasília. Anualmente, a Universidade realiza seletivas para a chamada de novos atletas, matriculados nos campi Alcindo Cacela, Ananindeua e Parque Shopping. Todos são avaliados, semestralmente, por uma comissão e recebem bolsas de estudos que vão de 60% a 80%. Quem quiser conhecer o trabalho do NED, o Núcleo funciona no campus Alcindo Cacela, sempre de segunda à sexta-feira, das 8 às 13 e das 15 às 20 horas.

Por Rayanne Bulhões/Ascom UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores