África pode atingir marca histórica na Copa do Mundo

Continente pode ter mais de dois países nas oitavas

por Luan Amaral qui, 01/12/2022 - 16:20
Issouf SANOGO / AFP Senegal, assim como Marrocos, está classificada às oitavas Issouf SANOGO / AFP

O continente africano pode alcançar um feito histórico no Catar e, pela primeira vez, ter mais de dois representantes nas oitavas de final de uma Copa do Mundo. Senegal e Marrocos já estão classificados e, nesta sexta-feira (2), Gana e Camarões ainda disputam outras vagas.

Foi na Copa do Mundo de 1990, na Itália, que uma seleção africana passou pela primeira vez para o mata-mata. Camarões, liderados por Roger Milla, foi eliminado nas quartas pela Inglaterra. Os camaroneses jogam com o Brasil nesta sexta e alimentam chances remotas de avançar na competição. Eles precisam vencer a seleção brasileira e torcer para a Sérvia vencer a Suíça, sem tirar a diferença de um gol de saldo.

Já Gana também encontrará dificuldades, mas tem um caminho mais simples: vencer o Uruguai é suficiente para a classificação. Em caso de empate, os ganeses precisam torcer para a Coreia do Sul não vencer Portugal.

Mas ainda que não alcance a marca inédita, o futebol africano já pode considerar essa sua maior participação em Copas apenas pelo fato de ter 4 equipes com chances reais de chegar às oitavas.

COMENTÁRIOS dos leitores