Em casa, Náutico não perde para o América-RN há 25 anos

Timbu e Mecão voltam a se enfrentar após quase 10 anos

por Thiago Seabra sex, 26/05/2023 - 10:00
Tiago Caldas/CNC Torcedor comemora gol do Náutico nos Aflitos Tiago Caldas/CNC

O Náutico voltará a enfrentar o América-RN, após quase dez anos do último confronto, neste sábado (27), às 19h, nos Aflitos. Buscando a segunda vitória consecutiva na Série C, o Timbu terá a seu favor o ótimo retrospecto jogando em casa contra o time potiguar.

A última vez em que o Náutico foi derrotado jogando como mandante contra o América-RN foi na 1ª fase do Nordestão de 1998, há 25 anos. Na ocasião, o clube potiguar venceu por 1 a 0, com gol de Tony. De lá para cá, foram 10 partidas jogadas sob o mando de campo do clube pernambucano, sendo oito vitórias do Timbu e dois empates.

O primeiro confronto deste recorte aconteceu em 2000, pela Copa João Havelange. Naquela partida, o Timbu derrotou seu adversário por 2 a 1. No ano seguinte, desta vez pela estreia na 1ª fase da Série B, o triunfo foi por 3 a 2.

Em 2003, se enfrentaram pela 2ª fase da Copa do Brasil. Após perder por 2 a 1 em Natal, o Timbu precisava da vitória por dois gols de diferença para seguir na competição. E foi o que aconteceu. Kuki, Jean Carlos e Jorge Henrique marcaram os gols pernambucanos na vitória por 3 a 1. Cristiano Júnior anotou o único marcado pelos visitantes.

O primeiro empate do recorte veio no mesmo ano, pela 1ª fase da Série B. Marcio Silva abriu o placar para o clube potiguar, mas viu Cláudio Pitbull empatar para os donos da casa. Em 2004, novamente pela segundona, vitória pernambucana por 2 a 1, com gols de Marco Antônio e Gil Baiano. Barata diminuiu para o América-RN.

Em 2006, na primeira vez em que a Série B foi disputada em pontos corridos, com turno e returno, o Timbu saiu vitorioso por 1 a 0, com gol do meia Netinho. No Brasileirão de 2007, chocolate dos comandados de Roberto Fernandes sobre o já lanterna e rebaixado América-RN. Júlio César, Ferreira (2x) e Sidny marcaram na goleada por 4 a 0.

O último encontro nos Aflitos aconteceu em 2010, no empate por 2 a 2, válido pela Série B. Zé Carlos anotou os dois gols do Timbu, enquanto Flávio Caça-Rato e Rodrigo Dantas marcaram para o Mecão.

Os últimos dois duelos do Timbu como mandante foram jogados na Arena de Pernambuco, ambos em 2014. Pela 2ª fase da Copa do Brasil, o Náutico teve a missão de reverter o placar de 3 a 0 que havia tomado na ida. Os pernambucanos chegaram a abrir 2 a 0, mas não conseguiram buscar o terceiro gol e foram eliminados da competição.

Por fim, na última vez em que se enfrentaram, o Timbu saiu vitorioso por 2 a 1, em partida válida pelo Brasileirão. Os gols do Náutico foram marcados por Paulinho e Vina, com o lateral Rafael Cruz marcando contra para o América-RN. Na ocasião, o Timbu era comandado por Dado Cavalcanti, que recentemente foi demitido em sua terceira passagem pelo clube.

COMENTÁRIOS dos leitores