Náutico: 'Somos o time da Barbie e de muito mais gente'

Surfando no lançamento do filme Barbie, o clube lançou um vídeo sobre o apelido homofóbico que historicamente recebeu

qui, 20/07/2023 - 12:35

Aproveitando o hype do filme da Barbie, que estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas do país, o Náutico publicou um vídeo em suas redes sociais abordando o fato de ser chamado de 'Barbie' de uma forma preconceituosa pelos torcedores dos times rivais. "Somos o time da Barbie e de muito mais gente #TimeDaBarbie", declarou o clube.

No vídeo, o Náutico fala sobre o apelido e relembra outras referências feitas ao clube. "Barbie...? Pode chamar assim se quiser. Somos muito mais do que um 'apelido'. Somos a Tropa do Rato, somos o Timba", diz o time.

"Juntando nossas kombis batemos recordes dos estádios por aí" é outra das mensagens no vídeo, fazendo referência a piadas dos adversários de que a torcida alvirrubra seria pequena a ponto de caber toda em uma kombi.

A publicação também destaca que "O Náutico também é preto". Em 2020, o Timbu lançou uma camisa toda preta para emitir uma mensagem de luta contra o racismo e de fazer um reconhecimento histórico. Os alvirrubros foram conhecidos como o "clube dos brancos" por ter sido um dos últimos grandes de Pernambuco a ter negros. Mesmo tendo sido fundado em 1901, só em 1960 o clube teve um negro em sua equipe. Tratava-se de Gentil Cardoso, que foi treinador.

Acompanhado de uma trilha épica, o vídeo, entretanto, recebeu algumas críticas sobre sua execução. "A execução... deixou muito a desejar, mas é errando que se aprende", disse um torcedor. "A ideia foi boa, a execução foi horrível", escreveu outro. 

Outros comentários enalteceram a ação: "Mkt fez história, hein?! Bateu de frente com muita gente preconceituosa que ainda existe dentro do clube e deu uma bela resposta pra aqueles que sempre trataram orientação sexual como algo pejorativo", escreveu um usuário do Instagram. "Quem se dói em ser chamado de Barbie, sugiro que busque um psicólogo e comece a tratar a masculinidade frágil", escreveu outro internauta.

COMENTÁRIOS dos leitores