Museu Pelé recebe exposição sobre futebol feminino
Exibição itinerante ganhou módulo sobre jogadoras locais
Até o dia 31 de março, está em cartaz a mostra gratuita “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol”, no Museu Pelé, em Santos (SP). A exibição traz a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por lei de jogar futebol, entre 1941 e 1979 - principalmente na cidade do litoral paulista.
A entrada apresenta o contexto histórico que levou ao decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954) proibindo às mulheres “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Os atores Antônio Fagundes e Patrícia Pillar interpretam em áudio cartas publicadas em jornais de 1940, respectivamente contra e a favor do futebol feminino, representando o debate da opinião pública sobre a questão.
Os visitantes aprenderão como a modalidade se desenvolveu após a regulamentação, em 1983. Também há uma instalação audiovisual, com frases preconceituosas publicadas pela imprensa e nas redes sociais. Além de algumas das melhores jogadas das atletas femininas brasileiras.
Serviço - Exposição “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol”
Data: Até 31 de março de 2024
Local: Museu Pelé
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, número 1 – Valongo, Santos - São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h30
Entrada gratuita