Sindicato dos taxistas quer impedir Uber no Recife

Categoria vai procurar prefeitura e autoridades para proibir o uso aplicativo

por Jorge Cosme qui, 03/03/2016 - 09:47
Líbia Florentino/LeiaJáImagens No Recife, aplicativo começa a funcionar a partir das 14h Líbia Florentino/LeiaJáImagens

Os taxistas já estão insatisfeitos com o Uber e pretendem impedir que o aplicativo funcione na cidade. O serviço começa a funcionar no Recife nesta quinta-feira (3) às 14h. A capital pernambucana é a primeira do Nordeste a receber o aplicativo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sindtaxi), Everaldo Menezes, a categoria vai avaliar como vai funcionar o aplicativo na cidade e depois se reunir para discutir a questão. “Estão falando que começa às 14h, mas não se tem certeza disso, de como e onde vai funcionar”, explica Menezes, destacando que é preciso ter cautela.

O presidente do sindicato diz que não é contra a forma como o aplicativo funciona. “Temos o Easy Taxi, o 99taxi, aplicativos que trabalham diretamente com o taxi e geram receita para o taxista. Agora, o Uber quer trabalhar com carro particular, criando uma concorrência desleal, e isso não podemos ver com bons olhos”, critica.

De acordo com o representante da categoria, os taxistas passam por cursos, pagam taxas e equipamentos obrigatórios, o que não aconteceria com os motoristas do Uber. “Vamos ver com as autoridades, com o prefeito, para impedir esse aplicativo aqui”, conclui Menezes.

Novos desdobramentos da chegada do Uber no Recife devem ocorrer em breve. Em outubro de 2015, o prefeito Geraldo Julio (PSB) sancionou a Lei Municipal 18.176/2015, regulamentando aplicativos destinados ao serviço de taxi. A lei determina que as ferramentas existentes sejam registradas no município e cumpram a Lei Federal n°12.468/2011, direcionada ao transporte privado remunerado de passageiros, atividade exclusiva a taxistas. 

A equipe do Portal LeiaJá foi às ruas para saber a opinião dos taxistas recifenses sobre a utilização do Uber. Assista os comentários:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores