Operação prende caçadores de animais no Sertão de PE

Foram autuadas 14 pessoas pela prática ilegal realizada no município de Ibimirim

por Naiane Nascimento seg, 07/03/2016 - 17:43

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, no último final de semana, a Operação Migratorius que autuou 14 pessoas por praticarem caça ilegal no município de Ibimirim, no Sertão pernambucano. A ação contou com o Grupo de Apoio Tático (GAT) da Polícia Militar.

A caça se dava ao pássaro do avoante ou arribaçã (Zenaida auriculata), pois, de acordo com o Ibama, nesta época do ano, esta ave migratória reúne-se em grandes grupos que podem chegar a centenas de milhares e fazem seus ninhos diretamente sobre o solo da caatinga, tornando-se presas fáceis para os caçadores da região.

A operação foi iniciada na tarde do sábado (5) e seguiu até a manhã do domingo (6); no total, 14 pessoas presas em flagrante. O Instituto ainda informa que,  no campo (local da prisão), foi realizada a contagem e apreensão das aves caçadas, das armas e dos veículos, a lavratura dos Autos de Infração e dos Boletins de Ocorrência. 

Ao todo foram apreendidas e incineradas 630 aves abatidas. A polícia ainda recolheu três veículos e 16 armas de caça, sendo 13 espingardas de cartucho e três espingardas artesanais do tipo “soca-soca” e badoques. Além das prisões, o valor total de multas aplicadas foi de R$ 313.000,00.

Os presos foram encaminhados ao presídio Municipal de Arcoverde-PE, onde se encontram à disposição da Justiça. O Ibama ainda frisa que equipes continuam trabalhando na região, coibindo a caça e o comércio ilegais dessas aves.

COMENTÁRIOS dos leitores