Curativo inteligente pode evitar contusões cerebrais

A 'brainBAND' tem sensores que podem transmitir, em tempo real, possíveis lesões na cabeça sofridas por um jogador em campo

qua, 23/03/2016 - 20:22
Handout O jogador de rugby Israel Folau utiliza uma Handout

Um curativo inteligente, capaz de avaliar a gravidade de contusões sofridas pelos atletas, especialmente no rugby e futebol americano, está sendo testado na Austrália, anunciaram pesquisadores nesta quarta-feira.

A fita, chamada "brainBAND", está cheia de sensores que podem transmitir em tempo real aos médicos, treinadores e árbitros, a importância de uma lesão na cabeça sofrida por um jogador em campo.

O neurologista especialista Alan Pearce disse que atualmente a decisão de parar ou não um jogador em campo após um grande choque é tomada de maneira totalmente subjetiva.

"Esta tecnologia irá indicar em tempo real o que o jogador sofre na cabeça com uma medida objetiva que permita uma decisão", disse à AFP o pesquisador da Universidade de Swinburne em Melbourne.

"Os jogadores que você pode dar dados diretamente quando chegam ao hospital e os serviços de emergência um diagnóstico mais preciso", explicou, acrescentando que são necessárias mais provas antes que possam comercializar o produto.

A fita também depoderá salientar os efeitos de um contato aparentemente inofensivo a olho nu, com um dispositivo de luzes LED, que indicaria a severidade do impacto.

O protótipo foi testado na Austrália entre jogadores de rugby amador para refinar sua concepção e ver se ele também poderia gravar pequenas saliências que poderiam ter um efeito cumulativo.

COMENTÁRIOS dos leitores