Lixo reflete riscos no entorno de estações do metrô

O Portal LeiaJá verificou vias de comunidade vizinhas às estações de metrô da RMR e constatou depósito impróprio de resíduos

por Naiane Nascimento qui, 24/03/2016 - 17:10

"A coleta de lixo é realizada, mas há falta de consciência da população”. A frase é dita pelos moradores que vivem ao lado das estações de metrô da Região Metropolitana do Recife. Arriscando a vida, aumentando os riscos de acidentes tanto dentro quanto fora do trajeto do modal, a população segue depositando detritos nas áreas impróprias. 

O Portal LeiaJá verificou as áreas circunvizinhas às estações de Joana Bezerra, Santa Luzia, Werneck, Cajueiro e Camaragibe. Durante as visitas, foram verificadas situações de risco nas quais pedestres precisam trafegar pela via, dividindo espaço com carros, por conta da grande quantidade de lixo depositado nas calçadas. 

“Têm ruas mais estreitas em que o carro do lixo não consegue chegar, mesmo assim existe a coleta, mas, apesar disso, as pessoas ainda jogam lixo nesse lugar há 15 anos”, explica a autônoma Andréa Castanha, se referindo à calçada que beira a estação de Cajueiro.  

Outra moradora ainda acrescentou que já houve, inclusive, atropelamento no local. “Uma criança estava voltando da escola e, como a calçada está comprometida por lixo, ele teve que andar pela rua e um carro bateu nele”, conta. 

Vanderly Maria, técnica em prótese dentária, informou que a situação às vezes consegue ser pior, “quando a coleta demora um pouco mais, o amontoado de lixo fica na metade do muro. Falta consciência das pessoas”. 

A equipe do LeiaJá também registrou detritos no interior das estações, bem ao lado da linha férrea e até mesmo dentro delas, aumentando o risco de comprometimento dos metrôs e ampliando o risco de acidentes. Garrafas, banco plástico e até possíveis focos de dengue foram encontrados.

Apesar disso, também foram encontrados pontos específicos onde a população deposita o lixo para que os carros de coleta façam o recolhimento com maior eficácia.  

COMENTÁRIOS dos leitores