Em Belém, sarau destaca o Dia da Luta Antimanicomial

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Renascer) realiza evento para falar de saúde mental. Alunos de Terapia Ocupacional da Unama participam da organização.

ter, 17/05/2016 - 15:53
Jhonatan Rafael/LeiaJáImagens

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Renascer), que é um espaço articulado na rede de atenção do SUS em saúde mental, realiza nesta quarta-feira (18) um sarau destinado aos usuários do CAPS. O evento tem uma programação cheia de atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. As atividades ocorrem de 9 às 16 horas, no CAPS Renascer, na travessa Mauriti entre Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma. Durante a manhã, acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia (Unama) estarão envolvidos na organização do evento.

No decorrer da programação haverá uma feira com os produtos de oficinas que os usuários produzem para geração de renda. Os participantes do evento também vão poder conhecer uma sala de experimentações sensoriais, que é uma atividade interinstitucional coordenada pela Unama e Uepa (Universidade do Estado do Pará).

Em entrevista ao portal LeiaJá, Suzana Lelis, professora do curso de Terapia Ocupacional da Unama, contou como surgiu a ideia de realizar o sarau. “A ideia foi compartilhada em reunião com a equipe técnica do CAPS Renascer e com o gestor, os quais abraçaram a causa pelo desenvolvimento de uma ação sócio-político-cultural para ser a culminância das ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial”, explicou.

De acordo com a professora, o objetivo do sarau é realizar uma ação que valorize a produção criativa e artística dos usuários do SUS, conseguindo integrar a comunidade, familiares e usuários. A professora destacou a importância do sarau. “Este evento tem sua importância por oportunizar que o aluno seja colocado em evidência como agente transformador dos cenários de formação que perpassa, uma vez que o mesmo sugere novas propostas e o serviço público de saúde entende que são válidas pactuando com a sua organização”, contou.

Confira a programação:

9h00 - Abertura (Luciano -Diretor do CAPS; Rodolfo - Representante dos trabalhadores; Heli - Representante dos alunos e academia);

9h30 - Momento Poético (Grupo de Poesia e Música);

10h00 - Lanche/ DJ Márcia - terapeuta ocupacional formada pela UNAMA;

10h30 - Show de talentos (Apresentação da Trupe de palhaços, de Ballet e de um Flash mobe coordenado pelos acadêmicos de TO/UNAMA);

11h00 - Aula de ritmos "se eles dançam, eu danço" (Trabalhadores do CAPS - Fabrício e Patrícia e alunos UNAMA);

11h45 – Almoço (Existe uma programação para o turno da tarde).

 



COMENTÁRIOS dos leitores