População amarra boneco de Geraldo Julio em poste

Em protesto, moradores de bairros da Zona Oeste reivindicam a retomada de obras iniciadas e não terminadas em mandato

por Naiane Nascimento qua, 18/05/2016 - 18:46

O rosto do prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi exposto em bonecos durante ato de comunidades de bairros da Zona Oeste da cidade, na tarde desta quarta-feira (18). O ato, realizado na Rua Gomes Taborda e organizado pelo Grupo de Luta em Ação, visa reivindicar cerca de 16 pontos que, de acordo com a coordenação do movimento, beneficiaria os moradores do Sítio do Berardo, Rua Gomes Taborda e Comunidade da Baixinha, no bairro do Cordeiro e Prado. 

"Queremos chamar atenção da sociedade recifense e denunciar o descaso promovido pela Prefeitura do Recife nessas comunidades. Queremos a retomada das obras paradas e inacabadas, como é o caso da Praça de Esportes e Cultura, na antiga Fábrica de Estopas, na Avenida Caxangá", detalha o coordenador do movimento, Ângelo Felipe. 

Os outros pontos em reivindicação são a entrega dos Conjuntos Habitacionais Brega e Chic e Tejucupapo, Unidades Saúde da Família do Berardo, Rua Gomes Taborda e Sítio das Palmeiras, Mercado da Várzea, Ponte do Monteiro, Parque do Caiara, CMEI de Roda de Fogo, Título de Posse da Terra das Comunidades, escola, drenagem, campo de futebol, biblioteca, além de saneamento e Compaz do Bongi. 

"Nosso bairro tem 300 anos e ainda não temos uma escola municipal, não temos posto de saúde, só temos promessas. Há 19 anos o pessoal espera o habitacional e até agora não saiu do papel", declara, revoltado, Jorge Ronaldo, morador do local há 30 anos. 

Para a comunidade, a promessa é constante, de acordo com relatos dos representantes do movimento. "Há um mês uma equipe da prefeitura veio aqui para olhar a situação dos alagamentos na Gomes Taborda (a chamada Rua da Lama), mas eles fizeram uma vistoria e falaram que iam fazer um paliativo que não resolve a situação quando chove", explicou um dos líderes que não quis se identificar. 

De acordo com a organização, a Polícia Militar reprimiu o ato com o recolhimento de pneus que seriam queimados no cruzamento da Rua Gomes Taborda com a General San Martin. Os bonecos representando o prefeito foram mantidos no local durante o ato.

COMENTÁRIOS dos leitores