Objetos adaptados ajudam na educação de crianças especiais

Palestra vai ensinar como instrumentos simples, criados com materiais reutilizados, podem auxiliar nas aulas práticas de matemática e língua portuguesa

qui, 19/05/2016 - 10:19

Objetos criados com muitas cores, criatividade e elementos simples do dia a dia podem resultar em importantes instrumentos para o aprendizado de crianças com algum tipo de dificuldade. Muitas dessas peças podem se originar de materiais reutilizados como tampinhas, copos, garrafas pets, entre muitos outros. Dessa forma, os estudos da língua portuguesa, da matemática e da ciência ficam muito mais interessantes e despertam a curiosidade dos pequenos.

Foi pensando em ajudar no desenvolvimento de aulas práticas para pedagogas, professoras de educação infantil, terapeutas e acadêmicos que o Instituto Educacional Chiavenato (Ieduchi)vai promover no dia 21 de maio, às 8 horas, no auditório do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), uma palestra de adaptação de materiais pedagógicos para crianças com necessidades educacionais especiais. Todo o material deve ser elaborado de acordo com a limitação da criança ou adolescente, autista, com paralisia cerebral ou com síndrome de down. Essa diferenciação ajuda no crescimento pessoal e no trabalho de profissionais que lidam com pessoas com necessidades especiais.

Alessandra Oliveira, mãe de Samuel, de 6 anos, conta que o filho foi diagnosticado com autismo aos 3 anos de vida. Para Alessandra, a maior dificuldade é achar uma escola que alie o desenvolvimento social e pedagógico. "Escolas regulares, por mais bem conceituadas, não estavam preparadas para receber essas crianças que precisam de um tempo maior para o aprendizado", relata.

O Ieduchi (Instituto Educacional Chiavenato) é o primeiro centro especializado no Pará que utiliza o "Método Integral", do argentino Dr. Oscar V. Oñativia, para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. O método tem alcançado bons resultados tanto na abstração de novas palavras quanto na estruturação de frases orais e na alfabetização, bem como no desenvolvimento da linguagem.

SERVIÇO

Palestra de adaptação de materiais pedagógicos para crianças com necessidades educacionais especiais. Dia/Horário: 21 de maio, de 8 às 12 horas.. Local: Auditório do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam). Investimento: R$ 50,00.

Por Vanessa van Rooijen.

COMENTÁRIOS dos leitores