Sarau solidário leva animação ao CAPS Renascer

Centro de Atenção Psicossocial e alunos de Terapia Ocupacional realizam evento, em Belém, para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

por Raiany Pinheiro qui, 19/05/2016 - 12:05

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Renascer) realizou, na manhã da última quarta-feira (18),  um sarau com diversas atividades para usuários dos serviços de atendimento à saúde mental e seus familiares. A programação foi realizada em parceria com professores e alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia (Unama), além de outras instituições de ensino da capital paraense.

Durante o sarau, o público pôde participar de vários momentos de descontração. A programação contou com a apresentação de trupe de palhaços, balé e de um flash mobe coordenado pelos acadêmicos de Terapia Ocupacional da Unama. O evento também teve um momento poético, aula de ritmos, dentre outras atividades. Para valorizar uma das atividades que os usuários do CAPS Renascer desenvolvem no centro, a coordenação do sarau também organizou uma feira com os produtos densevolvidos em oficinas. 

Todos os anos, no dia 18 de maio, o CAPS Renascer realiza atividades para os usuários do centro. A data escolhida é em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Este ano, além das atividades realizadas por meio do sarau, no próximo dia (22) o CAPS Renascer realiza uma caminhada pelo Movimento da Luta Antimanicomial (MLA). A caminhada começa na praça da República e vai até a praça Batista Campos, em Belém.

Em entrevista ao portal LeiaJá, Ingrid Oliveira, terapeuta ocupacional do CAPS Renascer, explicou como funciona o local. “O nosso CAPS é adulto e do tipo três. O tipo três é um espaço que possui leito de observação para que os pacientes possam ter uma assistência contínua e detalhada. O diferencial do CAPS Renascer é porque ele tem uma área de abrangência maior em relação aos outros CAPS”, contou.

O professor Éden Ferreira, coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Unama, destacou a importância da participação dos acadêmicos nas atividades desenvolvidas pelo CAPS. “O aluno que está aqui percebe e entende como funciona uma a rede de saúde, passa também a entender essa área de atuação voltada para saúde mental dentro de um centro psicossocial. Então o estudante não aprende só o processo teórico e técnico da terapia ocupacional, ele entende a inserção do próprio profissional dentro da saúde pública”, afirma.

Para João Barroso, acadêmico do último ano do curso de Terapia Ocupacional da Unama, ter participado da programação realizada pelo CAPS foi uma experiência diferente e única. “Ter participado do evento foi um momento único. Trouxemos muitas atividades para os usuários, que foram desenvolvidas por nós acadêmicos e pela equipe técnica do centro, tudo isso contribuiu não só para que entendêssemos mais sobre a saúde mental, mas proporcionar um momento muito especial para todos os usuários do CAPS ”, disse.

Veja, abaixo, vídeo sobre o sarau.

Embed:


 

 

COMENTÁRIOS dos leitores