Metrô quebra e passageiros protestam nos trilhos
Insatisfeitos com a recorrência das panes elétricas nos trens, usuários protestam nos trilhos e Linha Centro do metrô do Recife segue sem funcionar
O início da manhã desta quinta-feira (26) começou com complicações para quem depende do metrô do Recife para se locomover. Um trem teve problemas técnicos entre as estações Barro e Werneck e ficou parado por alguns minutos. Usuários insatisfeitos com a recorrência do problema iniciaram um protesto por volta das 8h, desceram do trem e seguem andando sobre os trilhos para cobrar mais eficácia do metrô da capital pernambucana.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU)/Metrorec, o problema já teria sido resolvido, mas os passageiros se recusam a sair dos trilhos. Ainda de acordo com a CBTU, quando o maquinista estava resolvendo o problema, passageiros não esperaram solução e puxaram alça de emergência do metrô.
Com os passageiros protestando nos trilhos, o sistema do trem está impedido de circular na Linha Centro para evitar acidentes. A assessoria de comunicação da CBTU informou que não há previsão para que o sistema seja normalizado e orienta os passageiros a procurar um meio de transporte alternativo.
O problemas com as panes elétricas do metrô do Recife vem acontecendo com frequência. No dia 2 de maio, outro problema técnico prejudicou passageiros e paralisou o sistema por volta de 30 minutos. Uma pane atingiu a Linha Sul do metrô entre a Estação da Imbiribeira e a Antônio Falcão. Na ocasião, passageiros também ficaram insatisfeitos e não esperaram solução, puxaram alça de emergência do metrô e seguiram a viagem pelos trilhos.
No dia 9 de maio, uma queda de energia no sistema do metrô causou uma pane elétrica no Ramal Jaboatão, na Região Metropolitana da capital pernambucana. Na época, a CBTU orientou os passageiros que utilizavam a Linha Sul, nas Estações de Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão foram orientados durante a pane a procurar outros meios de transporte.