Funcionários da educação de Pernambuco protestam no Recife

Entre as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), está o repasse do reajuste de 6,81% no piso salarial

por Lorena Andrade qui, 22/02/2018 - 19:04

Professores e trabalhadores em educação de Pernambuco realizaram um protesto, na tarde desta quinta-feira (22), pelas ruas do centro do Recife. Entre as reivindicações dos profissionais está o repasse do reajuste de 6,81% no piso salarial. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), o valor, que hoje é de R$ 2.298,80, deve ir para R$ 2.455,35 e deveria ter sido repassado desde o dia primeiro de janeiro, mas isso ainda não aconteceu. Ainda de acordo com o Sintepe, o reajuste dos profissionais da Educação obedece à Lei nº 11.738.

O Sindicato reivindica, também, que esse reajuste repercuta dentro da profissão. “Discutimos a importância de reajustar o piso e repercutir esse reajuste por toda a carreira, mas o governo insiste em só reajustar o piso e deixar o restante da carreira congelado, e isso não concordamos”, explicou o presidente do Sintepe, Fernando Melo. Outra solicitação dos manifestantes é de que o Governo de Pernambuco responda uma lista de reivindicações com mais de 30 itens que foi entregue pelos profissionais em dezembro. “Nós entregamos a pauta ao Governo no dia 23 de dezembro, e até agora ninguém deu nenhuma resposta”, reclamou Melo.  

O Sintepe informou, ainda, que o Governo de Pernambuco marcou uma reunião com os trabalhadores em educação para o dia 9 de março, mas o Sindicato discorda. “Por conta da Lei eleitoral, nós temos que fechar todo o processo de negociação até o início de abril, então só temos praticamente março para negociar e o Governo marcou a primeira reunião justamente para o mês de março. Então, por isso, nós estamos aqui hoje para pedir agilidade no processo”, revelou o presidente. 

A manifestação começou às 15h com uma assembleia na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), no bairro da Boa Vista, aréa central do Recife. De lá, os participantes seguiram em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. No local, um grupo de 8 pessoas - entre professores e funcionários da educação- foi recebido por um representante do Governo. De acordo com o Sintepe, cerca de 600 pessoas participaram do ato.

Em nota, o Governo de Pernambuco informou que o grupo foi recebido por Marcelo Canuto, secretário executivo da Casa Civil. O Governo disse, ainda, que no encontro ficou marcada uma nova reunião com os representantes do Sindicato para o dia 8 de março. 

COMENTÁRIOS dos leitores