Pena de morte é suspensa meia hora antes da execução

Thomas Whitaker foi condenado pelo assassinato da mãe e do irmão e pela tentativa de assassinato do pai

sex, 23/02/2018 - 08:30
Divulgação/ Departamento de Justiça Criminal do Texas O próprio pai de Whitaker foi quem lutou para que seu filho não recebesse a pena capital Divulgação/ Departamento de Justiça Criminal do Texas

O governador do Texas, Greg Abbot, suspendeu a pena de morte do detento Thomas Whitaker faltando pouco mais de meia hora para a execução. Whitaker agora cumprirá a pena de prisão perpétua. 

O fato ocorreu na última quinta-feira (22). A decisão é considerada incomum no local. Segundo a agência de notícias Reuters, desde a restituição da pena de morte em 1976, foram executados 548 presos e apenas duas penas capitais foram comutadas.

Durante os três anos de gestão de Abbot, foram permitidas 30 execuções sem que houvesse intervenção do governo. Whitaker tem 38 anos e foi condenado à morte pelos assassinatos de sua mãe e de seu irmão, além da tentativa de assassinato do pai em 2003.

Segundo a Reuters, o preso era um universitário de classe alta. Ele contratou um amigo para cometer os assassinatos. Foi o contratado quem também delatou o jovem e revelou seu paradeiro - ele havia fugido para o México.

Pai - Foi o próprio pai de Thomas, Kent Whitaker, quem lutou pela comutação da pena do filho. "Eu vou ser lançado em um sofrimento ainda mais profundo nas mãos do estado do Texas, em nome da justiça", ele, que é devoto cristão, disse em um encontro com o presidente do Conselho de Perdão e Condicional do Texas, em Austin.

COMENTÁRIOS dos leitores