ONS investiga causas de apagão no Norte e Nordeste

Em nota, órgão informou que uma perturbação causou o desligamento de cerca de 18.000MW em pelo menos 12 estados

por Mellyna Reis qua, 21/03/2018 - 17:05
Agência Brasil/Creative Commons Sala de controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico Agência Brasil/Creative Commons

RIO DE JANEIRO - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma nota sobre o apagão que atingiu pelo menos 12 estados do Norte e Nordeste na tarde desta quarta-feira (21).

O ONS que é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) está investigando as causas do desligamento.   

De acordo com o órgão, cuja sede fica no Rio de Janeiro, uma perturbação causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. 

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste, por isso não houve apagão nessas regiões. As equipes da ONS já estão trabalhando para reestabelecer a energia.

Nota oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico:

Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. 

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. 

As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. 

COMENTÁRIOS dos leitores