Páscoa: 104 milhões de pessoas devem ir às compras

A média de compras esperada é de cinco produtos e o gasto total médio, R$ 135,03

por Jameson Ramos ter, 27/03/2018 - 09:35
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo O indicado pela economista é de que se faça uma pesquisa de preço Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo

Páscoa Chegando e como de costume muitas pessoas pretendem comprar chocolate, seja em que forma for, para presentear alguém ou - até mesmo - se presentear. A época, além de ser uma data importante para os cristãos, que celebram a morte e ressurreição de Cristo, também marca uma das principais datas comerciais do ano.

Estimativa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que cerca de 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. A média de compras esperada é de cinco produtos e o gasto total médio, R$ 135,03.

De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa; percentual acima da intenção de compras relatada em 2017 (57%). O levantamento do SPC Brasil mostra que cerca de 44% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos que na Páscoa de 2017, 31% pretendem comprar mais produtos e 14% comprar menos. 

O levantamento revela ainda que 41% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa estão mais caros neste ano do que em 2017 – percentual que era 56% na sondagem do último ano. Para 31%, os valores estão na mesma faixa e apenas 9% acreditam em preços menores. A pesquisa também mostrou que maioria (91%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão os supermercados (76%), os sites (52%), as lojas em shoppings (38%) e as lojas de rua (34%).

A economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diz que “O consumidor brasileiro já aprendeu que a variação de preços dos ovos de páscoa é enorme e pode ficar próxima a 100% em algumas cidades, de acordo com o Procon. Então, ir às compras na primeira loja que aparece é um erro grave". A economista reforça que "o ideal é se planejar com antecedência, usar a internet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter visto os preços praticados em vários estabelecimentos".

Assim como no ano passado, os principais destinatários dos presentes serão os filhos (59%), seguidos do cônjuge (42%), das mães (37%) e de si mesmo (35%). A pesquisa ainda indica que oito em cada dez consumidores pretendem comprar peixe para a ocasião (80%).

A pesquisa

O levantamento ouviu inicialmente 859 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país para identificar o percentual de pessoas com intenção de gastar na Páscoa. Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 600 casos da amostra inicial. A margem de erro é de no máximo 4,0 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.

*Com informações da assessoria do SPC Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores