Samaritanos realiza ação de resgate à cidadania no Recife
Iniciativa ofertará mutirão de atendimentos médicos, odontológicos e estéticos para moradores de rua.
Com o objetivo de resgatar à cidadania e proporcionar um momento de conforme para pessoas em situação vulnerável, o grupo Samaritanos realiza, no próximo sábado (14), a quarta edição do projeto Ventura. A ação tem início às 7h, na Praça do Arsenal, no Centro do Recife, e ofertará um mutirão de atendimentos médicos, odontológicos e estéticos para moradores de rua.
O Ventura é realizado desde 2016 em parceria com a Defensoria Pública do Estado - que levará um ônibus de atendimentos com o Projeto Resgatando Cidadania, da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), realizando também a retirada e regularização de documentos. O trabalho contará com a participação de voluntários, além do apoio de instituições públicas e privadas na organização de um grande café da manhã e do "Banho do Bem", oferecido em um equipamento móvel com banheiros, idealizado pela ONG Recife do Bem.
Além disso, nesta edição, o Ventura terá duas novidades: a apresentação cultural do Maracatu Várzea do Capibaribe e uma oficina de artesanato sustentável, que será produzida pela ONG Angu das Artes. Todas as atividades são gratuitas.
>> Samaritanos
O grupo Samaritanos foi idealizado no final de 2015, por 14 jovens da Paróquia de Casa Forte, no Recife, com o intuito de mostrar que o amor ao próximo pode trazer mudanças efetivas na vida de moradores de rua. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 100 voluntários, que saem toda quarta-feira para percorrer quase 20 bairros do recife, em oito rotas distintas, levando comida, acolhimento e esperança para quase 300 pessoas por expedição, conhecido como Ronda.
Além desse e do Ventura, o Samaritamos ainda realizam outras atividades em prol das pessoas, como o Banco de Currículos, que reúne dados de pessoas aptas para serem empregadas. O Educação Livre, em parceria com a UNESCO e que visa incluir jovens de 16 a 24 anos no mundo do trabalho a partir da aprendizagem virtual. e o "Samaricão", para atender aos animais que fazem companhia a essas pessoas em condições vulneráveis, oferencendo vacinação, castração, entre outras serviços.