Europa destaca a importância da vacinação contra o sarampo
Desde o início deste ano 19 países europeus registraram mais de 2.400 casos de sarampo; uma das razões é a popularidade de movimentos antivacinas
A União Europeia ressaltou a importância da vacinação na prevenção de doenças evitáveis como o sarampo. O destaque foi dado para a infecção viral porque muitos países que já eram considerados zonas livres de sarampo voltaram a registrar casos da doença em 2018.
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), desde o início deste ano 19 países registraram mais de 2.400 casos de sarampo, sendo a França, a Grécia, a Itália e a Romênia os mais afetados.
Para o Parlamento Europeu, a Europa está enfrentando surtos de doenças que poderiam ser evitadas por causa de hesitações em relação às vacinas, levando a redução na procura da imunização. Movimentos antivacinas por parte de pais que decidem não vacinar os filhos preocupam as autoridades de diversos países. Há pessoas que evitam a vacina por receio de efeitos colaterais e também por se posicionarem contra a indústria da imunização.
De acordo com o Parlamento, dados de vacinação nos países da União Europeia revelam a existência de lacunas importantes em matéria de aceitação das vacinas e taxas de cobertura de vacinação insuficientes para garantir uma proteção adequada. A instituição solicitou à Comissão Europeia a melhora no alinhamento dos calendários de vacinação, para garantir o acesso e a disponibilidade de vacinas em quantidades suficientes em todos os países do continente europeu.