Chuvas causam alagamentos e transtornos em Belém

Temporal de fim de tarde inunda ruas e trava o trânsito. População sofre com dificuldades para ir e vir.

qua, 09/05/2018 - 18:37

As chuvas fortes que castigam Belém continuam a provocar transtornos para a população. Ruas alagadas, buracos, trânsito caótico e semáforos queimados encabeçam a lista de problemas enfrentados pelos moradores da capital paraense nos últimos cinco dias.

Na passagem Canaã, bairro da Terra Firme, periferia da cidade, estudantes estão sem aulas desde a última segunda-feira (7) por causa de alagamentos. Muitos trechos da via ficaram cobertos pela água.

 A prefeitura de Belém disse em nota que uma equipe foi até a escola para fazer os procedimentos de drenagem da água da chuva. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), até a tarde desta quarta (9), engenheiros devem realizar um levantamento técnico do local para saber o que pode estar provocando esses alagamentos. A Semec afirmou também que as aulas devem ser retomadas na quinta (10). Já a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que deve enviar uma equipe à escola até a próxima sexta feira (11).

No conjunto Ariri Bolonha, canais transbordaram e a população ficou ilhada. O mesmo drama vivem os moradores do Marco, no canal da passagem Leal Martins. Casas estão no fundo e ruas, submersas.

Uma cratera se abriu na avenida Bernardo Sayão, no trecho que recebe serviços de saneamento do projeto de macrodrenagem da prefeitura. O trânsito está prejudicado. Na região central, na avenida Governador José Malcher com travessa Nove de Janeiro, a enxurrada assusta (veja vídeo). Na Universidade Federal do Pará (UFPA), o temporal de terça-feira arrancou telhas e inundou a biblioteca (veja vídeo).

A meteorologia prevê mais chuva intensa até o final de semana.

Da redação do LeiaJá Pará.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores