Caminhada pela adoção ganha as ruas do Recife

Durante o percurso da Praça da República até o Marco Zero, os participantes carregaram faixas com frases que desmitificam a temática e que defendem o direito de toda criança a uma família

por Thabata Alves dom, 20/05/2018 - 15:32
Valdemir Rodrigues/Cortesia Valdemir Rodrigues/Cortesia

Famílias formadas pela adoção e pretendentes à adoção de crianças e adolescentes caminharam pelas ruas da região central do Recife, na manhã deste domingo (20), para dar visibilidade ao tema. A novidade da oitava edição da Caminhada Pernambucana da Adoção foi a mudança do local da mobilização. O evento que até 2017 era realizado na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife, este ano ocorreu na região central do Recife. 

Durante o percurso da Praça da República até o Marco Zero, os participantes carregaram faixas com frases que desmitificam a temática e que defendem o direito de toda criança a uma família. 

A presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção (Gead) Recife, Juliana da Paz destaca que o evento é promovido no sentido de trazer a sociedade uma reflexão sobre alguns mitos que ainda existem sobre o assunto, além de contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva. “Não basta que as crianças encontrem suas famílias, por meio da adoção, mas é necessário que a sociedade respeite as várias configurações familiares”, frisou.  

Para o casal Valdemir Rodrigues e Eden Figueiredo, que aguardou dois anos pela chegada dos filhos Anderson, 8 anos e Jonathan, 4, a caminhada é um momento de celebração e conscientização. “A caminhada pela adoção para nós família é um momento ímpar de estarmos juntos, todo o país num mesmo dia e mesma hora mostrando, conversando, divulgando e normalizando a adoção. Estamos evidenciando o amor construído a partir do cuidar, do proteger e do educar”, disse Valdemir.

COMENTÁRIOS dos leitores