Greve já causa canibalismo entre frangos, segundo jornal
De acordo com Estado de Minas, que entrevistou diretor da Avimig, situação ocorre “devido à falta de ração”
De acordo com o jornal Estado de Minas, o desabastecimento de ração e insumos às granjas no interior de Minas, causado pela greve dos caminhoneiros, está causando canibalismo entre frangos. Ao veículo, o presidente da Associação Mineira de Avicultores (Avimig), Cláudio de Almeida Faria, afirmou que “os frangos estão comendo outros frangos devido à falta de ração”.
Segundo a matéria, a avicultura é um dos setores que mais sentem a crise do abastecimento, tendo registrado a morte de 36 mil frangos por hora, sem que os animais estejam em ponto de abate. Parte dessas vítimas é composta por pintos, que não estariam resistindo à falta de espaço nos alojamentos superpovoados. “Os pintinhos saem das incubadoras e são levados para as granjas. Como não tem espaço nas granjas por causa da falta de abate, os pintinhos morrem com um dia de nascidos”, acrescenta o diretor da Avimig.
As mortes poderiam ainda afetar as exportações de aves devido à contaminação dos cadáveres para os vivos. “Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de frango. Com esta greve (dos caminhoneiros), poderá cair para o ultimo lugar”, comenta Almeida Faria.
A Avimig ajuizou uma ação com pedido de liminar junto à 5ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, solicitando a liberação imediata da passagem de caminhões e carretas com rações e outros insumos do setor avícola, para amenizar os prejuízos.