Celebração na Basílica abre a programação do Círio 2018
Missa do Mandato destacou o tema "Uma Jovem Chamada Maria" e reuniu centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré
Na noite de segunda feira (27), a tradicional Missa do Mandato, presidida pelo bispo auxiliar de Belém dom Antônio de Assis Ribeiro, na Basílica Santuário De Nazaré, abriu oficialmente as programações do Círio 2018. O 226° Círio tem como tema "Uma Jovem Chamada Maria".
A celebração marca o tradicional rito da bênção das imagens que vão ser levadas para o lar dos fiéis. Segundo as diretorias da Festa de Nazaré e do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA), a expectativa é que a visita da imagem aos lares dos devotos mobilize milhares de fiéis.
Na missa foram entregues para os kits do Círio, que contêm cartazes com a imagem de Nossa Senhora, os livros da peregrinação e a réplica da imagem em miniatura. Para Joelson Pantoja, um dos fiéis que estavam presentes na Basílica, o Círio representa um momento de fé, renovação e agradecimento. “É uma alegria muito grande. É a renovação da nossa fé e a gente só tem a agradecer”, disse Joelson.
Segundo Jorge Xerfan, diretor de Evangelização do Círio 2018, a expectativa para as peregrinações desse ano são as melhores possíveis porque houve um aumento no número de fiéis. “Nós tivemos mais de dois mil peregrinadores e isto nunca aconteceu. Ano após ano esse número cresce. Isso é um excelente indicativo e, obviamente, nós teremos mais peregrinações do que nos anos anteriores”, conta o diretor.
A peregrinação tem como objetivo preparar os devotos espiritualmente para o Círio, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada no segundo domingo de outubro e que reúne mais de dois milhões de fiéis nas ruas de Belém todos os anos.
Por Thiago Maia.