Moradores do Sítio Histórico de Olinda sem água há 15 dias

Tem gente pagando para conseguir lavar, cozinhar e beber depois que Compesa começou uma reforma na encanação

por Jameson Ramos seg, 03/09/2018 - 15:21
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estavam no local para fechar os buracos Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Moradores do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, estão passando por muitas dificuldades. Há mais de 15 dias sem água por conta de um trabalho que está sendo realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), parte dos olindenses está tendo que pagar por caminhões-pipa, garrafões de água ou, para aqueles que não têm dinheiro, precisando contar com a boa vontade de outras pessoas que cedem um pouco de água. Cozinhar, tomar banho e até lavar roupas virou luxo para algumas pessoas.

Segundo Jailson Martins, 21 anos, mesmo após o ligamento dos canos novos feito pela companhia, apenas algumas casas da localidade estão sendo abastecidas. “Tem gente que há 20 dias não tem uma gota de água na torneira. A solução que alguns encontraram foi de fazer uma escavação até encontrar o cano antigo e pegar água dele”, informa o comerciante.

Laice Pinto, 77 anos, reclama que mesmo antes da reforma da Compesa, o abastecimento de água para a sua casa só era feito de cinco em cinco dias. “É uma dificuldade muito grande. Eu tenho que sempre pedir ao meu filho ou aos meus netos para pegarem água para mim na casa da vizinha”, aponta. Além da falta de abastecimento que engrossou com essa reforma, os buracos e pedras espalhados pelas ruas também dificultam a locomoção da aposenta e de outros moradores com alguma limitação.

Cega de um olho, Dona Laice teme sofrer algum acidente enquanto caminho pelo local em obra. “Antes dessa desorganização aqui eu só saía pela manhã, por conta da minha visão.  Agora, nem mais pela manhã eu consigo andar por aqui, e quando saio é com muita dificuldade e medo de cair”, reclama a aposentada.

Morando na Rua Nossa Senhora da Guadalupe, José Marcos , 64 anos, cadeirante, agora só consegue sair de sua residência quando a van da AACD, onde faz reabilitação, vem busca-lo. “Está muito difícil pra mim. Eu não consigo mais ir à rua devido a tanto buraco e pedras que estão espalhadas”, reclama o cadeirante.

Moradores reclamam que a companhia não avisou à comunidade sobre o que iria ser feito e muito menos ofereceu algum suporte para que eles. “Se vai passar tanto tempo sem água, a Compesa deveria ao menos mandar um caminhão pipa para que a gente pudesse encher as coisas”, aponta Italo Nunes. Segundo relatos, algumas pessoas tiveram que desembolsar 40 reais por 1 mil litros de água do carro pipa.

Cleber da Silva, 38 anos, vende garrafões de água mineral na comunidade do Guadalupe, ele relata que com essa crise no abastecimento público da água no Sítio Histórico, a demanda aumentou para ele, que chegou a vender cerca de 150 garrafões por dia, cobrando o mesmo valor: R$ 4,50. “As pessoas aqui já ganham pouco e agora tem mais esse custo. Um absurdo”, exclama o comerciante

Resposta da Compesa

Em nota, a Compesa informou que "uma equipe foi enviada hoje na Rua Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro de Guadalupe, em Olinda, e constatou que o abastecimento na rua está normal.  Porém, foi encontrada uma obstrução no ramal no imóvel 327, um problema localizado. Os técnicos estão no local realizando os serviços de desobstrução  do ramal e a previsão é finalizar os trabalhos ainda hoje".

Ainda no texto, a Companhia esclareceu que a maioria dos vazamentos foi provocada pelos próprios moradores, quando tentam realizar ligações irregulares, "mas essa situação já foi contornada". A Compesa explica que a nova rede de distribuição ainda está em fase de testes por meio do Projeto Olinda+Água. "O projeto prevê ações de melhorias da rede de abastecimento com o objetivo de ofertar água todos os dias para 15 bairros de Olinda ao término do projeto, previsto para 2021", conclui a nota.

COMENTÁRIOS dos leitores