Taxistas fazem ato no Recife por equiparação com Uber
Categoria avalia que a concorrência é desleal, pois há cerca de quatro vezes mais motoristas de aplicativo do que taxistas
Motoristas de cooperativas de táxi do Recife organizam um protesto na manhã desta segunda-feira (10). Cerca de 10 carros estão concentrados na Avenida Engenheiro José Estelita, na área central da capital. Eles pretendem seguir em carreata até a Câmara dos Vereadores do Recife.
Mais uma vez, o motivo da insatisfação dos taxistas são os aplicativos de transporte privado de passageiros, como o Uber. O objetivo é conseguir apoio de vereadores para mudanças na regulamentação dos aplicativos.
Os taxistas defendem haver uma concorrência injusta porque a quantidade de motoristas de aplicativo é muito superior. Conforme a categoria, existem 6.125 táxis cadastrados na capital. Segundo representantes de motoristas de aplicativos, há 24 mil pessoas trabalhado com esse tipo de serviço em Pernambuco.
Conforme os representantes de aplicativo, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara de Vereadores do Recife pretende debater a equiparação entre táxis e veículos de aplicativos. "Essa decisão poderá tirar a oportunidade de geração de renda de pelo menos 24 mil pernambucanos", diz nota da categoria enviada pelas redes sociais. Já os taxistas prometem fazer uma carreata sem fechar o trânsito nesta segunda.